Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
BTG: Ultrapar (UGPA3) acelera investimentos na Ultracargo

BTG: Ultrapar (UGPA3) acelera investimentos na Ultracargo

A Ultrapar (UGPA3) divulgou sua orientação de capex para o próximo ano. A projeção veio em linha com o esperado pelo BTG, aproximadamente R$ 1,9 bilhões. No entanto, os recursos serão espalhados pelas BUs de forma diferente do esperado.

Espera-se que Ipiranga invista 22% a menos do que o projetado pelo BTG, enquanto Ultragargo deve investir 140%
mais.

Na Extrafarma, a Ultrapar está cortando investimentos em mais de 40% pelo segundo ano consecutivo. O capex de 2021 é 50% maior do que a expectativa para 2020.

Ipiranga

A Ipiranga espera implantar R$ 792 milhões em investimentos em 2021, 9% abaixo do projetado em 2020.

O BTG elogia a estratégia da Ultrapar “priorizar a conversão de PDV com um maior galonagem ”, que parece a abordagem certa para melhorar o giro de ativos agora que o lado positivo da margem não virá tão fácil, isto ainda indica que o crescimento continue a ser sacrificado.

Publicidade
Publicidade

A Ipiranga atualmente tem uma pequena carteira de novas estações para converter e ganhar participação. Após uma depuração relevante do PDV desde 2018, melhor sourcing e estratégias comerciais serão fundamentais, mas sem dúvida não o suficiente para desencadear recuperação significativa da participação de mercado.

O BTG também destaca que a orientação de capex exclui potenciais aquisições, como refinarias.

Investimentos na Ultracargo aceleram

Se o crescimento da Ipiranga está sendo sacrificado, esse não será o caso da Ultracargo. Isso porque a Ultrapar espera aumentar os investimentos em 50% em relação às estimativas iniciais para 2020.

Os investimentos irão acelerar os planos de aumentar a capacidade de armazenamento em cerca de 19%.

Já na Extrafarma e na Oxiteno, o capex de manutenção representará 75% e 94% do total, reforçando as expectativas de que a Ultrapar está esperando até os investimentos nestes segmentos amadurecem, ou que uma gestão de portfólio mais ativa pode estar no horizonte.

BTG: crescimento da Ipiranga deve permanecer desligado

A administração da Ipiranga parece se concentrar em infraestrutura e sourcing como uma tentativa de oferecer uma proposta de melhor valor aos clientes.

Mas esse processo pode não ser apenas longo, mas também pode implicar que a Ipiranga mantenha o crescimento desligado por um pouco mais de tempo.

Além disso, o BTG destaca que setor de distribuição de combustível continua a acumular desafios (competição mais acirrada, mudanças na fonte de combustível, menor crescimento).

Leia Mais:

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.