Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
Bolsa Birkin: conheça a história

Bolsa Birkin: conheça a história

A renomada e queridinha da marca de luxo Hermès, a bolsa Birkin, teve seu valor de revenda tão alto nos últimos anos que superou até mesmo o ouro, segundo o Yahoo Finance. A famosa tem seu preço saltado a partir do momento que sai da loja.

Como nem todos têm acesso e podem comprar a bolsa, quem faz a aquisição faz um investimento. Apenas clientes que já contam com um histórico de compras na marca podem ter acesso ao produto.

Cerca de 75% dos compradores de Birkin usam as bolsas, os outros 25% guardam como investimento, o que chega a ser comparado ao valor de uma obra de arte.

De acordo com James Firestein, fundador da plataforma de revenda de luxo OpenLuxury, há casos em que compradores dobraram seu dinheiro em uma década após revender uma Birkin em estado impecável.

Gif com cena de Sex And The City

Não apenas um acessório, um investimento sólido e de longo prazo.

Segundo a Sotheby’s, a Hermès permite que as butiques comprem um número x da bolsa por temporada, mas que o estilo delas quase nunca é revelado com antecedência.

Apelidado de “Jogo da Hermès”, esse processo de compra e revenda vem causando um rebuliço pela bolsa. “Quem pode, pode”: e quem pode desembolsa dezenas de milhares de dólares com a revenda. Por conta da exclusividade e status quo, o valor de uma Birkin é acima de seu preço de etiqueta, de cerca de US$ 12 mil (o equivalente a R$ 60,6 mil).

A história da bolsa Birkin

Tudo começou com a atriz Jane Birkin que expressou suas necessidade como jovem mãe de ter uma bolsa funcional a nada mais, nada menos, que o presidente executivo da Hermès, Jean-Louis Dumas, em um voo de Paris para Londres, lá nos anos 80.

Por meio de uma colaboração, a bolsa Birkin surgiu em 1984 e se tornou icônica no mercado da moda em 90 e 2000, sendo sempre uma queridinha das celebridades e aparecendo até mesmo no clássico televisivo Sex And The City.

Jane Birkin, atriz que inspirou a criação da bolsa Birkin
Jane Birkin, atriz que inspirou a criação da bolsa Birkin / Reprodução

Corta para 2010! Foi nesse ano que veio o “boom” de revenda online, aumentando desproporcionalmente os patamares da Birkin, tornando a bolsa um dos maiores acessórios de luxo de todos os tempos.

Um desejo dos amantes de moda e investimento caríssimo para aqueles que podem.

Você leu sobre bolsa Birkin. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!