Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
BNDES anuncia plano de recuperação para setor aéreo brasileiro

BNDES anuncia plano de recuperação para setor aéreo brasileiro

A cada dia a crise no setor aéreo global se aprofunda conforme o coronavírus se espalha. Já um consenso que com a pandemia do coronavírus empresas aéreas devem decretar falência.

A Flybe, uma das maiores companhias aéreas regionais da Europa, já decretou falência no início do mês. O impacto do coronavírus foi decisivo para o fim da companhia, principalmente por conta das baixas reservas nas últimas semanas.

A empresa era responsável por cerca de 40% dos voos domésticos do Reino Unido. Por ano, chegava a transportar 8 milhões de pessoas.

As companhias aéreas no Brasil

No Brasil, o setor já indica perdas bilionárias. Com o número alto de países com fronteiras fechadas e o interesse por viagens cada vez menor, o número de aeronaves paradas é recorde.

As operações de repatriação de brasileiros em países que sofrem com a pandemia não dão conta de pagar as contas das companhias aéreas. Pelo mundo, diferentes governos lançam ou elaboram planos de socorro para o setor, medidas que começam a ser levantadas no Brasil.

Publicidade
Publicidade

As três maiores companhias aéreas brasileiras tiveram uma queda significativa no valor das ações. A perda foi similar nas três, cerca de 80% do valor.

A Gol está com 90% da frota parada. A Latam tem 70% das aeronaves estacionadas. Além das duas, a Azul também vem tendo prejuízos.

Os aeroportos também tiveram uma mudança completa de cenário. O número de cancelamento tem sido recorde.

A queda na procura de voos domésticos foi de 50% – entre 16 e 20 de março. O Aeroporto de Florianópolis teve uma das maiores reduções – 93% dos voos foram cancelados.

Medidas de socorro

O governo definiu em uma Medida Provisória algumas medidas para aliviar os impactos para as companhias aéreas.Por exemplo, adiou operações que exigem que as empresas aéreas tirem dinheiro de seus cofres e consigam manter uma parte em caixa.

Além disso, os reembolsos a clientes com viagens canceladas poderão ser feitos em até 1 anos. Assim, mantém por enquanto um valor em caixa com as companhias.

A medida também ajuda aeroportos administrados pela iniciativa privada. Isso porque eles poderão pagar as contribuições ao governo apenas no final de 2020. Medida essa que pode incluir as companhias aéreas também.

No domingo, o presidente do BNDES informou que vai apoiar empresas em dificuldades. Para isso, será feita a compra de debêntures conversíveis e a compra de ações dessas empresas.

O modelo de ajuda para essas empresas está sendo preparado para o setor aéreo e deve ficar pronto em abril.

O mercado aéreo no Brasil

Quatro empresas dominam praticamente todo o setor, respondendo por 99% das atividades aéreas. Elas são: Gol, TAM, Azul e Avianca.

No ano passado, foi autorizada a participação de 100% de capital estrangeiro em empresas que operam no Brasil. A medida foi uma forma de aumentar a competição no setor e atrair empresas de baixo custo para o país.

A ideia por trás da mudança é de aumentar a competição no segmento e facilitar a entrada de empresas de baixo custo no Brasil. Algumas empresas de baixo custo já operam no país.

As companhias aéreas são consideradas serviços públicos, as empresas são concessionárias. Por isso, o governo deve fazer maiores intervenções para socorrer o setor.

A Gol e a Azul já anunciaram medidas para encarar a diminuição da demanda de voos. A Gol anunciou que reduziu a oferta de voos em aproximadamente 92% no mercado doméstico e que vai parar de operar nos mercados internacionais entre o período de 28 de março a 3 de maio.

Já a Azul, Azul anunciou que entre 25 de março e 30 de abril espera operar 70 voos diretos por dia, para 25 cidades, o que representa uma redução de 90% de sua capacidade total.

Na sexta-feira, a Gol e a Azul tiveram uma alta na última semana. A Gol subiu 72,94%, já a Azul teve ganhos de 41,30%.