Agendada para esta sexta-feira (29), a Black Friday deve levar 70% dos consumidores às lojas, de acordo com uma pesquisa da empresa de crédito Boa Vista. O valor médio das compras será de R$ 460 e 65% dos compradores revelaram que pretendem parcelar as compras.
A empresa ouviu cerca de 900 pessoas nos meses de setembro e outubro. Destas, sete entre 10 pessoas revelaram que farão compras na Black Friday. Ainda de acordo com a pesquisa, divulgada pelo site Valor Econômico, 51% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 601 nesta Black Friday.
Dados
Ainda segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados comprarão na Black Friday produtos que ainda não possuem. Enquanto 34% comprarão produtos para substituir outros ou para repor o que já possuem, e apenas 3% aproveitarão a data para lançamentos.
Para 51% dos consumidores as compras na Black Friday serão planejadas, enquanto 49% se dizem dispostos a eventualmente aproveitar oportunidades. Já no grupo dos 30% de consumidores que não pretendem fazer compras, a razão mais citada (29% cada uma) foi a falta de hábito de comprar nessa data por não perceber vantagem econômica real, seguida por excesso de dívidas (18%), contenção de despesas (15%).
Compras on-line na Black Friday
A maioria (65%) dos consumidores que declaram intenção de comprar dizem que vão pagar as compras parcelando o valor. Os outros 35% pretendem pagar à vista.
O cartão de crédito será utilizado por 41% dos consumidores na Black Friday. Enquanto 19% vão pagar em dinheiro e 16%, no cartão de débito.
Com relação ao ambiente de compra, 57% almejam adquirir produtos pela internet.
Já entre os 43% que pretendem visitar lojas físicas. Já 45% planejam ir a shopping centers, redes varejistas e lojas de departamento. Outros 39% que almejam comprar em lojas de bairro e 16% em hipermercados.
No que diz respeito a quais produtos os consumidores pretendem comprar, eletrônicos (43%) e eletrodomésticos (42%) lideram o ranking, seguidos por telefones celulares (36%) e por itens de moda e acessórios (34%) – nesta pergunta, cada entrevistado pôde eleger mais de uma categoria de produtos.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






