Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Big Mac: o que é e como funciona esse índice econômico

Big Mac: o que é e como funciona esse índice econômico

O índice Big Mac não faz parte das estatísticas oficiais, mas ajuda a entender melhor o que significa variação cambial. Leia este artigo e saiba mais sobre esse intrigante índice econômico!

Prossiga na leitura agora mesmo!

O que é o índice econômico Big Mac?

O índice Big Mac certamente é um dos indicadores mais curiosos dos quais se têm notícia. Isso se deve ao fato de ele não ser um índice oficial ou estar ligado diretamente a uma bolsa de valores, por exemplo.

Em vez disso, o índice Big Mac se refere a um sanduíche. Sim, é isso mesmo que você leu. E esse lanche é o famoso Big Mac da empresa MacDonalds.

A razão pela qual ele serve como um índice é porque podem ser analisados diferentes poderes de compra do sanduíche ao redor do mundo. Isso é feito considerando a paridade de compra da moeda local.

Assim, pode-se entender se houve valorização ou desvalorização de acordo com o valor requerido para comprar um Big Mac em uma determinada nação.

PSI 20

Qual é sua origem?

O índice Big Mac foi uma criação espontânea de uma revista conhecida no mundo inteiro. Trata-se da publicação The Economist.

Em 1996, o editorial passou a divulgar esse índice como forma de tornar mais compreensível as mudanças do mundo econômico.

Desde então, o Big Mac Index (como é mais conhecido) é divulgado ao fim de todos os semestres.

A justificativa para isso é fazer com que pessoas comuns entendam as mudanças nas taxas cambiais que, por sua vez, indicam se a moeda local valorizou ou não frente ao dólar.

Como o Big Mac deve ser analisado?

Conforme já indicado, o índice Big Mac é um indicador de taxas cambiais em sua essência. A

o demonstrar quanto dinheiro é preciso para comprar um Big Mac em moeda local, o que está sendo analisado de fato é a força do dólar frente a moeda de um determinado país.

Isso demonstra o potencial de uma moeda local. No entanto, para a infelicidade da maioria das moedas mundo afora, houve uma valorização do dólar.

Isso pode ser facilmente percebido ao ser requerido mais dinheiro para comprar o mesmo sanduíche,

Uma das justificativas para que isso aconteça é a baixa taxa de juros norte-americana quando comparada com diversos países ao redor do globo, em especial os emergente que costumam praticar juros básicos na casa dos dois dígitos ao ano.

Qual é o sentido do índice Big Mac?

Por incrível que pareça, existe uma lógica nesse tipo de comparação. Ela deriva principalmente do fato que são necessários os mesmo ingredientes para preparar um Big Mac em 120 países.

Sendo assim, o preço de compra deveria ser o mesmo, correto? No entanto, isso só ocorreria se houvesse plena paridade da moeda local com o dólar, e isso não acontece.

Perceber essa variação no preço de um Big Mac leva, portanto, à conclusão se o país em questão tem uma moeda mais forte ou mais fraca frente ao dólar. Consequentemente, isso atesta o valor dos ativos locais daquele país e serve como balizador de investimentos.

Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!