Diante das incertezas sobre o impacto econômico da pandemia de coronavírus, os principais bancos centrais do globo iniciaram uma ação conjunta para promover maior liquidez aos mercados, informou o Banco Central Europeu (BCE) ontem (15).
A atitude visa assegurar a provisão de liquidez necessária em dólares no mercado, e afeta o Federal Reserve (Fed), o BCE e os bancos centrais de Japão, Reino Unido, Canadá e Suíça, de acordo com o banco. Com informações da AFP.
As instituições financeiras aceitaram em suavizar os termos em que trocam moedas entre si, de modo a garantir o fornecimento adequado aos mercados e ao sistemas econômico, em dólares.
O trato estabelece “swap bilaterais” entre os bancos centrais, um contrato de proteção contra um possível risco de liquidez em divisas. Esse mecanismo é fundamental para evitar o esgotamento no fornecimento de uma moeda em particular em caso de crise, o que acarretaria problemas sérios em diversos setores.
A medida visa garantir a quantidade de dólares suficientes no mercado europeu, que sofre com a pandemia do vírus.
Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a Europa como o novo epicentro da pandemia do coronavírus, e a atividade econômica de vários países terem desacelerado por causa da baixa nas lojas e empresas.