Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Bancos Centrais trabalham em conjunto para promover liquidez

Bancos Centrais trabalham em conjunto para promover liquidez

Diante das incertezas sobre o impacto econômico da pandemia de coronavírus, os principais bancos centrais do globo iniciaram uma ação conjunta para promover maior liquidez aos mercados, informou o Banco Central Europeu (BCE) ontem (15).

A atitude visa assegurar a provisão de liquidez necessária em dólares no mercado, e afeta o Federal Reserve (Fed), o BCE e os bancos centrais de Japão, Reino Unido, Canadá e Suíça, de acordo com o banco. Com informações da AFP.

As instituições financeiras aceitaram em suavizar os termos em que trocam moedas entre si, de modo a garantir o fornecimento adequado aos mercados e ao sistemas econômico, em dólares.

O trato estabelece “swap bilaterais” entre os bancos centrais, um contrato de proteção contra um possível risco de liquidez em divisas. Esse mecanismo é fundamental para evitar o esgotamento no fornecimento de uma moeda em particular em caso de crise, o que acarretaria problemas sérios em diversos setores.

A medida visa garantir a quantidade de dólares suficientes no mercado europeu, que sofre com a pandemia do vírus.

Publicidade
Publicidade

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a Europa como o novo epicentro da pandemia do coronavírus, e a atividade econômica de vários países terem desacelerado por causa da baixa nas lojas e empresas.