Os bancos Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4) informaram na noite de quarta-feira (18), que, seguindo a decisão do Copom, também vão reduzir a taxa de juros de algumas modalidades de empréstimos.
Assim sendo, o Itaú comunicou que as reduções serão aplicadas nas linhas de empréstimo pessoal, para pessoas físicas, e de capital de giro, para empresas. As novas taxas passam a valer já na próxima segunda-feira (23).
“A decisão anunciada pelo Copom contribui para amenizar os efeitos econômicos da crise provocada pelo avanço da Covid-19. Nesse contexto, não poderíamos seguir outro caminho senão o de repassar integralmente a redução da Selic. Seguimos trabalhando para que nossos clientes, sejam pessoas físicas ou empresas, sintam-se apoiados neste momento desafiador”, declarou Márcio Schettini, diretor geral de Varejo do Itaú Unibanco.
Já o Banco do Brasil (BB) vai reduzir os juros das linhas de crédito para pessoas física, além do crédito imobiliário. Na aquisição de imóveis nas linhas Carteira Hipotecária e Sistema Financeiro da Habitação (SFH) os juros passaram de 7,20% ao ano para 6,99% ao ano.
Além disso, a linha de crédito com garantia de imóvel (home equity) do BB vai passar a ter taxas mínimas a partir de 0,94% ao mês. Antes era de 1,30% ao mês. O juros do crédito estruturado também caiu, de 1,38% ao mês para 1,20% ao mês.
O Bradesco declarou que vai reduzir as taxas de suas principais linhas de crédito a partir de segunda-feira, sem especificar quais modalidades serão contempladas.
Os demais bancos não se pronunciaram até o momento.