Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Banco Central da China reduz taxa de juros de empréstimos para bancos

Banco Central da China reduz taxa de juros de empréstimos para bancos

O Banco Central da China reduziu a taxa de juros para os empréstimos de um ano a outros bancos. O objetivo é estimular a recuperação da economia.

Segundo informações da Agence France-Presse, o Banco Central da China reduziu a taxa de juros para os empréstimos de um ano a outros bancos. O objetivo é estimular a recuperação da economia, paralisada devido ao coronavírus. O anúncio sobre a taxa de juros reduzida foi dada na segunda-feira (17).

A medida tomada pelo Banco Central chinês vai permitir reduzir custos de financiamentos dos bancos comerciais. Dessa maneira, também vai estimular as instituições a realizem o aumento de empréstimos entre as empresas.

Em um comunicado, o Banco Central explica que a meta é: “garantir uma liquidez abundante e razoável no sistema financeiro”. Por isso, foi proposto 200 bilhões de iuanes (28,6 bilhões de dólares) a um ano. Com a taxa de 3,15%, considerada a menor desde 2017. Antes, estava em 3,25%.

Há duas semanas atrás, já havia sido reduzida as taxas de juros. Mas para empréstimo de curto prazo (de sete a 214 dias), para as instituições financeiros. Além, de ter sido injetado 1,2 trilhão de iuanes (cerca de US$ 173 bilhões).

Banco Central tenta auxiliar empresas

A medida foi tomada pelo Banco Central devido a economia chinesa estar em grande parte paralisada. Por causa das medidas de quarentena e de restrições do governo, para conseguir controlar a epidemia do coronavírus (COVID-19).

Publicidade
Publicidade

Muitas empresas de pequeno porte estão sem abastecimento, além de sem trabalhadores e clientes. Não bastasse isso, há ainda a dificuldade de retomada das produções. O que causa problemas nos caixa das empresas.

A Comissão Reguladora Bancária da China solicitou no sábado (15) o aumento de créditos aos bancos comerciais. Para as empresas, com taxas de juros razoáveis para auxiliar nesse momento.

Além disso, a Comissão também alertou as empresas. Para que tomem cuidado ao se endividar com a situação oferecida pelo Banco Central. Foi solicitado aos bancos que adiem as datas de pagamento ou que reduzam as taxas de juros nos pagamentos.

Segundo informações da Agence France-Presse, analistas foram consultados pela agência Bloomberg. Em que avaliaram a atitude do Banco Central.

De acordo com os analistas, o Banco Central poderia reduzir em breve outra taxa importante, a chamada “loan prime rate”. A qual faz referência da taxa mais baixa, que as instituições oferecem a empresas e famílias.