Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Aluguel de FIIs deve estar disponível em novembro

Aluguel de FIIs deve estar disponível em novembro

Assim como ocorre com as ações, os FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) poderão ser alugados a partir de novembro. Os FIPs (Fundos de Investimentos em Participações) também vão entrar nessa.

O empréstimo de cotas é usado por quem quer operar “vendido” (ou “short”) e lucrar com a queda dos papéis. Desta forma, quem opta por “segurar” os ativos para tê-los no longo prazo, pode se beneficiar do aluguel.

Segundo a Infomoney, a medida já pode começar a valer em 9 de novembro. Mas, segundo a reportagem, o aluguel de FIIs ainda não valeria para todos os fundos imobiliários em um primeiro momento. Um filtro de liquidez e de número de cotistas para a seleção dos fundos também deve ser usado.

De acordo com a B3, será vedada a participação no empréstimo de clientes que tenham mais de 10% de participação nas cotas de um único fundo imobiliário.

As regras de empréstimo de FIIs e FIPs serão as mesmas das ações. Ou seja, haverá mínimo de uma cota para empréstimo, contrato reversível para ambos os lados, remuneração do doador e taxas da B3 para o tomar.

Publicidade
Publicidade

Nos contratos fechados em negociação eletrônica, haverá uma padronização, com vencimento a cada 33 dias e renovação automática. Nos contratos de balcão, a taxa do empréstimo, o tamanho do contrato e o vencimento são definidos entre as partes.

Segundo a B3, o aluguel de FIIs e FIPs servirá para desenvolver o mercado de empréstimo e de fundos imobiliários. A Bolsa cita que o empréstimo é uma ferramenta que pode ajudar na melhor formação de preço do ativo e na atuação dos formadores de mercado.

Recentemente, os investidores de FIIs ultrapassaram em 2020 a marca de 1 milhão de pessoas físicas.