Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
3 razões pelas quais você precisa de um fundo de emergência

3 razões pelas quais você precisa de um fundo de emergência

Por mais cuidadosos que sejamos, o fato é que despesas inesperadas surgirão, em um momento ou outro, seja por meio de uma dívida não prevista, uma doença, a casa danificada pelas chuvas ou problemas no carro, dentre tantos outros custos. Sob esse ponto de vista, definir um fundo de emergência pode ser a chave para evitar várias dores de cabeça no futuro.

Ter um fundo de emergência não traz benefícios apenas do lado material e da segurança financeira, mas também, no que diz respeito ao estado mental e emocional do indivíduo nos momentos de crise.

Geralmente, as pessoas que mantém uma reserva financeira para emergências costumam ser mais seguras e confiantes para alcançar metas e objetivos financeiros a longo prazo.

Além disso, elas tem mais estabilidade emocional e clareza para avaliar os prós e contras de cada oportunidade.

O fato, é que existem três razões simples, mas muito especiais e específicas pelas quais você deve considerar a criação de um fundo de emergência sólido.

Publicidade
Publicidade

A seguir, vamos conhecê-las. Acompanhe!

1. Para se manter longe das dívidas

Quando a pessoa não conta com fundo de emergência, ela pode se ver envolvida em dificuldades e acabar sendo forçada a acumular dívidas no cartão ou a fazer empréstimos.

Como bem sabemos, as dívidas do cartão de crédito são extremamente tóxicas, pois além dos juros muito altos ainda podem levar a pessoa a cair em um ciclo vicioso — a mesma coisa se aplica aos empréstimos.

Um fundo de emergência é uma ferramenta essencial para evitar entrar nesse processo — que muitas vezes nunca acaba — sem que seja necessário afetar outras áreas, mexendo no dinheiro da aposentadoria ou da poupança, por exemplo.

2. Para guardar mais dinheiro para a aposentadoria

Muita gente se vê obrigada a fazer retiradas da conta da aposentadoria para cobrir os gastos de uma despesa inesperada.

É um problema complicado, até porque sabemos que fundos de aposentadoria não costumam ser e nem funcionam como uma poupança muito gorda. Além disso, mexer nesse dinheiro coloca em risco os planos tanto no “agora” quanto no futuro.

Criar um fundo de emergência permitirá que você não precise deduzir nada de suas economias para uma futura aposentadoria. Como consequência positiva, suas economias crescerão de forma mais sólida com o passar do tempo.

3. Evita um desastre financeiro no caso de perda de emprego

Talvez, essa seja a melhor razão para ter uma reserva financeira de emergência. Ou seja, estar protegido caso perca o emprego e a fonte de renda contínua por um bom período de tempo.

É muito comum vermos especialistas recomendando que essa reserva consiga abranger algo entre três e seis meses, de despesas gerais, para que a pessoa não fique desesperada e com a vida completamente desestruturada.

Caso você perca seu emprego, se não tiver um fundo de emergência, há grandes chances de que seja afetado por um efeito dominó. Isso significa que os riscos de se envidar para pagar outras dividas é muito maior.

Mesmo depois de encontrar um novo emprego, meses e até anos poderão ser necessários para que você consiga restabelecer suas finanças.

E se você tiver usado suas economias e reservas para a aposentadoria, talvez não consiga recuperar seus investimentos por completo a longo prazo.

Enfim, criar um fundo de emergência sustentável e saudável agora, pode ser a chave para evitar muitas frustrações financeiras que você poderá encontrar pelo caminho. Vale a pena pensar nisso o quanto antes!

Gostou de nossas dicas? Aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais preferidas!