Home
Notícias
2,6 bilhões – Cadê o dinheiro da Oi

2,6 bilhões – Cadê o dinheiro da Oi

Situação atual da empresa não é nada confortável e todos querem saber sobre os atuais R$ 2,6 bilhões em caixa da OI ( OIBR3 – OIBR4)

2,6 bilhões – Cadê o dinheiro da Oi

Situação atual da empresa não é nada confortável e todos querem saber sobre os atuais R$ 2,6 bilhões em caixa

Consequentemente, desde 2016, quando entrou em recuperação judicial o dinheiro vem sumindo

Da mesma forma, que nunca teve tão pouco dinheiro, como os atuais 2,6 bilhões

Cadê o dinheiro?

Cadê o dinheiro da Oi, eis a questão.

Segundo analistas, do mesmo jeito que entrou, está saindo muito mais rápido da conta da empresa.

Publicidade
Publicidade

Além disso, desde que entrou em recuperação judicial, nunca teve tão pouco dinheiro em caixa.

Segundo relatório do escritório Arnold Wald, administrador judicial do processo, a Oi terminou outubro com um caixa financeiro líquido de R$ 2,6 bilhões.

Em comparação há três anos atrás, quando entrou em recuperação judicial, o valor era R$ 4,18 milhões

Acima de tudo, bem maior que o valor atual de caixa de R$ 2,6 milhões, conforme destaca o relatório divulgado

Portanto, cadê o dinheiro da Oi que some tão rápido?

Para se ter uma ideia, em junho de 2016, após o pedido de recuperação, o valor era bem maior: R$ 4,18 bilhões.

Em comparação aos R$ 2,6 milhões atuais, a diferença é de 1,56 milhões, ou seja, muita alta.

Além disso, somente em outubro, a Oi queimou R$ 456 milhões, 15 vezes mais que os R$ 30 milhões consumidos em setembro.

Acima de tudo, representa um resultado muito mais significativo, considerado que, em janeiro, ela recebeu uma injeção de capital de R$ 4 bilhões.

Consequentemente, a Oi iniciou o ano com R$ 7,515 bilhões em caixa e, em outubro, só restaram 35%.

Conheça as principais causas da falta de dinheiro, segundo o relatório do administrador judicial

  • Principais desembolsos devido à manutenção das operações;
  • Somente o pagamento de fornecedores consumiu R$ 1,3 bilhão;
  • Da mesma forma, representa um incremento de R$ 313 milhões sobre o mês anterior;
  • Valor foi apertado devido ao maior pagamento intercompany de interconexão entre as empresas do grupo em recuperação judicial;
  • Aumento dos repasses para quitar comissões intercompany da Paggo Lojas, por vendas realizadas de serviços de telefonia fixa e móvel;
  • Por último, aumento das despesas com aluguéis.

A Oi acelerou o ritmo dos investimentos das empresas que se encontram em recuperação judicial

Em contraste ao cenário, ela também acelerou o ritmo dos investimentos dessas empresas do Grupo. Veja como:

  • R$ 881 milhões desembolsados em outubro são 49% maiores que setembro.
  • Entre as empresas do grupo em recuperação, a Telemar respondeu por R$ 245 milhões, R$ 30 milhões a mais, do que setembro.
  • Oi Móvel foi a companhia do grupo que mais elevou os investimentos: um salto de R$ 233 milhões sobre setembro, totalizando R$ 548 milhões em outubro.

O que diz a Arnold Wald sobre os investimentos realizados

De acordo com a Arnold Wald, “o resultado do mês está dentro do plano estratégico de aceleração dos investimentos da companhia, principalmente em fibra ótica e de ampliação da rede móvel.”

Cadê o dinheiro. Será que com tão pouco em caixa, ela vai escapar da falência

Para muitos analistas esta é a grande dúvida que paira no mercado, nos acionistas e em suas mentes.

Provavelmente, porque com tão pouco dinheiro e sendo consumido rapidamente, haverá como escapar da falência?

Enquanto, os mais otimistas, apostam na reviravolta, com a Oi ganhando fôlego com a negociação da Unitel, operadora de telefonia de Angola.

Certamente pela mesma estar avaliada em R$ 4 bilhões, igualmente ao valor injetado pelos acionistas em janeiro.

Da mesma forma, com que todos encaram, como sua grande e única salvação.

Acima de tudo, agora é todos esperarmos pelos próximos capítulos.

Até lá!