O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma nova rodada de tarifas comerciais contra seis países. Em publicação na rede social Truth Social, o republicano divulgou as cartas enviadas aos governos de Filipinas, Brunei, Moldávia, Líbia, Iraque e Argélia, informando as novas alíquotas que passarão a valer a partir de 1º de agosto.
As medidas preveem uma taxa de 20% sobre todos os produtos filipinos exportados aos EUA, independentemente de categorias ou setores.
Já Brunei e Moldávia enfrentarão tarifas de 25%, enquanto os produtos provenientes da Líbia, Iraque e Argélia serão taxados em 30%.
Em todos os casos, as tarifas serão aplicadas de forma ampla, atingindo diversos setores da economia.
Segundo Trump, o objetivo das medidas é enfrentar os déficits comerciais que, segundo ele, “são de longo prazo e muito persistentes”.
“Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!”, afirmou nas cartas divulgadas.
O presidente destacou que as tarifas poderão ser revistas caso os países afetados optem por abrir seus mercados e remover barreiras comerciais, incluindo tarifas e restrições não tarifárias.
“Nossa relação tem sido, infelizmente, longe de recíproca”, escreveu.
Trump ainda deixou a porta aberta para negociações: “Essas tarifas podem ser modificadas, para mais ou para menos, dependendo de nossa relação com o seu país. Você nunca se decepcionará com os Estados Unidos da América”.
Leia também: