O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (14) a criação do que chamou de “Serviço de Receita Externa”, uma entidade que, segundo ele, será responsável por arrecadar tarifas sobre as importações feitas pelos americanos.
“Vamos começar a cobrar de quem lucra às nossas custas com o comércio, e eles finalmente começarão a pagar sua parte justa. O dia 20 de janeiro de 2025 será o nascimento do Serviço de Receita Externa”, declarou Trump em sua rede social, citando a data na qual ele toma posse.
No entanto, o anúncio levantou questionamentos imediatos. Trump não especificou se a proposta envolve a criação de uma nova agência governamental ou se trata de uma estratégia de marketing para funções já desempenhadas por órgãos existentes.
Serviço citado por Donald Trump é exercido por outro órgão
Atualmente, a Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) é responsável por arrecadar tarifas de importação, além de realizar auditorias e aplicar multas, com as receitas destinadas ao Fundo Geral do Departamento do Tesouro. Essas tarifas, no entanto, representam menos de 2% da arrecadação federal.
Especialistas alertam que a implementação de uma nova estrutura administrativa para lidar com as tarifas exigiria aprovação do Congresso, o que poderia enfrentar obstáculos significativos. Legisladores democratas já expressaram ceticismo sobre a proposta, destacando a falta de detalhes e o potencial impacto orçamentário.
Você leu sobre Donald Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!






