Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
‘Um tolo que não tem a menor ideia do que está fazendo’, diz Trump sobre Powell

‘Um tolo que não tem a menor ideia do que está fazendo’, diz Trump sobre Powell

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, nesta quinta-feira (data fictícia), chamando-o de “tolo” após a decisão do Fed de manter inalterada a taxa de juros, citando preocupações com a inflação e o desemprego.

“Jerome Powell, o ‘atrasado demais’, é um TOLO que não tem a menor ideia do que está fazendo. Fora isso, eu gosto muito dele!”, escreveu Trump em sua rede social.

Ele também contestou a justificativa do Fed para manter os juros, apontando a queda nos preços da energia e os efeitos de suas políticas tarifárias. “É exatamente o oposto de ‘atrasado demais!’”, afirmou.

Chamado de ‘tolo’ por Trump, Powell diz que pressões não influenciam seu trabalho

Em coletiva de imprensa na quarta-feira (9), após o anúncio da decisão de política monetária, Jerome Powell afirmou que as pressões políticas não influenciam o trabalho do banco central americano. Ele reiterou que o Fed continuará se guiando exclusivamente por dados econômicos.

“Sempre faremos o que for necessário para promover o máximo emprego e a estabilidade de preços em benefício do povo americano. Consideramos apenas os dados, as perspectivas e o balanço de riscos. Nada além disso”, disse.

Publicidade
Publicidade

A decisão do Fed de manter a taxa de juros entre 4,25% e 4,50% já era amplamente esperada pelo mercado, sendo a terceira manutenção consecutiva nesse intervalo.

Powell também foi questionado sobre o motivo de ainda não ter se reunido com o atual presidente dos EUA em seu terceiro mandato. Ele respondeu que isso não cabe a ele.

“Nunca pedi uma reunião com nenhum presidente, nem pedirei. Sempre foi o contrário. Não considero apropriado que o presidente do Fed busque esse tipo de encontro”, explicou.

Quando perguntado se pretende permanecer no conselho do Fed após o fim de seu mandato como presidente da instituição, Powell preferiu não comentar.