Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump nega recessão nos EUA e sinaliza alívio tarifário para o Canadá

Trump nega recessão nos EUA e sinaliza alívio tarifário para o Canadá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que não vê sinais de recessão na economia norte-americana e que o país está prestes a “bombar” economicamente. O discurso foi feito enquanto ele comprava um carro da Tesla em frente à Casa Branca, destacando a queda nos preços dos combustíveis e dos alimentos como sinais positivos. E além disso, apoiou o empresário Elon Musk, contra o boicote realizado contra a montadora de carros elétricos.

Em relação ao Canadá, Trump indicou a possibilidade de reduzir as tarifas impostas ao país. “Podemos recuar nas tarifas de 50% sobre o Canadá”, afirmou, acrescentando que também pode desistir do plano de dobrar as tarifas sobre aço e alumínio canadenses. Ele chegou a sugerir que, se os canadenses fisessem parte dos EUA, não existiria tarifa. Segundo o presidente, a redução das tarifas sobre o Canadá tem sido um dos principais focos de sua política econômica no momento.

Sobre a guerra na Ucrânia, Trump demonstrou otimismo quanto a um possível cessar-fogo. “Esperamos um cessar-fogo permanente nos próximos dias”, afirmou, revelando que pretende conversar diretamente com o presidente russo, Vladimir Putin, ainda nesta semana. Além disso, representantes dos EUA terão reuniões com diplomatas russos entre hoje e amanhã para avançar em um possível acordo de paz. No entanto, Trump alertou que o sucesso das negociações dependerá da cooperação de ambas as partes. “Precisa de duas pessoas para dançar tango”, comentou.

Donald Trump minimiza perdas na bolsa

No mercado financeiro, Trump minimizou as preocupações com a volatilidade das bolsas. “A queda nas bolsas não me preocupa, e algumas pessoas farão ótimos negócios”, disse. Ele também elogiou o empresário Elon Musk e a Tesla, destacando o desempenho da empresa e mencionando o Departamento de Eficiência Governamental em sua gestão.

Publicidade
Publicidade

O presidente ainda brincou sobre sua aquisição do veículo elétrico. “Farei um bom negócio aqui. Amo Tesla! Espero que minha compra impulsione as vendas”, comentou. No entanto, revelou que Musk não lhe concedeu desconto. “Não fiz questão de pedir. Afinal, eu sou o presidente”, afirmou Trump.

A aprovação do presidente dos Estados Unidos caiu abaixo da desaprovação pela primeira vez desde sua posse, segundo uma análise do estatístico Nate Silver, divulgada nesta segunda-feira (10). Os dados compilam mais de 200 pesquisas desde janeiro, mostrando que 47,9% dos americanos aprovam o governo, enquanto 48,1% desaprovam.

No início de seu mandato, Trump chegou a ter uma vantagem de 11,6 pontos percentuais na aprovação, mas a tendência se inverteu nas últimas semanas.

Você leu sobre Donald Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!