Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump isenta temporariamente o México de tarifas 

Trump isenta temporariamente o México de tarifas 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma isenção temporária para o México das novas tarifas de 25% sobre bens e serviços abrangidos pelo acordo comercial USMCA (Acordo EUA-México-Canadá). 

Trump confirmou a decisão em uma postagem em suas redes sociais nesta quinta-feira (6), logo após conversar com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. Segundo ele, a isenção será válida até 2 de abril. “Fiz isso como uma acomodação e por respeito à presidente Sheinbaum”, escreveu.

O anúncio ocorre após o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, ter afirmado que Trump estava avaliando isenções para produtos mexicanos e canadenses dentro do USMCA. 

Se você vivesse sob o acordo dos EUA de Donald Trump, México e Canadá, receberá um alívio das tarifas agora. E se você optar por sair disso, o fez por sua própria conta e risco“, declarou Lutnick à CNBC.

Ainda não está claro se Trump expandirá a isenção para o Canadá. O presidente já havia indicado que automóveis e peças automotivas canadenses importadas sob o USMCA seriam isentas. Porém, outras categorias de produtos ainda aguardam definição.

Tarifas e política externa

Trump justificou as novas tarifas como parte de sua estratégia para conter o fluxo de fentanil para os EUA e reforçar o controle da imigração. Lutnick destacou que tanto o México quanto o Canadá “nos ofereceram uma enorme quantidade de trabalho sobre o fentanil”, sugerindo que esse foi um fator na decisão de amenizar a política tarifária para os dois países.

A medida também se insere em um contexto do aumento das tensões comerciais no mundo. Trump já havia anunciado tarifas de 20% sobre a China, além de aumentar as taxas sobre produtos canadenses e mexicanos. As tarifas impostas ao Canadá, que incluem uma taxa de 10% sobre energia, levaram o governo canadense a anunciar medidas de retaliação contra bens dos EUA.

Enquanto isso, a Casa Branca confirmou que os fabricantes de automóveis terão um adiamento de um mês nas tarifas sobre carros e peças dentro do USMCA. O secretário de Comércio sugeriu que esse prazo pode ser estendido para outros setores, aumentando a incerteza sobre o futuro das relações comerciais entre os países do bloco.

Leia também:

Você leu sobre Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!