Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump confirma implementação de tarifas sobre Canadá e México

Trump confirma implementação de tarifas sobre Canadá e México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (24) que as tarifas sobre importações do Canadá e do México entrarão em vigor no mês que vem, conforme o cronograma estabelecido, após um adiamento de 30 dias.

“As tarifas estão avançando no prazo, conforme o cronograma”, disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca. O presidente justificou a medida alegando que os EUA têm sido prejudicados por nações estrangeiras em diversos acordos comerciais e reiterou seu compromisso com a aplicação das chamadas tarifas recíprocas.

Donald Trump confirma tarifas de 25% sobre produtos e 10% sobre energia

No dia 1º de fevereiro, Trump assinou ordens executivas impondo tarifas de 25% sobre produtos importados do México e do Canadá, além de uma taxa de 10% sobre a energia canadense. O governo norte-americano alegou que a decisão se baseia no que considera falhas dos dois países vizinhos em conter o crime e o tráfico de drogas nas fronteiras com os EUA.

Entretanto, dois dias após o anúncio inicial, Trump suspendeu temporariamente a medida após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, se comprometerem a reforçar a segurança em suas fronteiras. Em uma publicação na rede social Truth Social, em 3 de fevereiro, o presidente informou que as tarifas sobre produtos canadenses seriam suspensas por 30 dias, enquanto os impostos sobre importações mexicanas ficariam adiados pelo mesmo período.

Publicidade
Publicidade

Durante esse intervalo, a administração Trump buscou negociar com o México e avançar em um possível “acordo econômico final” com o Canadá.

Tensões comerciais

A política tarifária de Trump já vem gerando preocupações no cenário internacional. No início de seu novo mandato, ele aplicou tarifas de 10% sobre importações chinesas, o que levou a China a retaliar com suas próprias tarifas sobre produtos americanos. O impasse entre as duas maiores economias do mundo reacendeu temores de uma escalada na guerra comercial.

Situação semelhante ocorre com Canadá e México, que são dois dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos. Antes do adiamento das tarifas, tanto Trudeau quanto Sheinbaum anunciaram planos de impor tarifas retaliatórias sobre produtos norte-americanos, o que pode aprofundar as tensões comerciais entre os países.

Você leu sobre Donald Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!