As tarifas de Trump terão mais uma rodada: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um memorando presidencial que estabelece a base para a imposição de “tarifas recíprocas” a nações estrangeiras. O plano visa igualar as tarifas aplicadas por outros países aos produtos americanos, ampliando a postura protecionista da administração Trump no comércio global.
Entre os exemplos citados pela Casa Branca está o etanol brasileiro. Atualmente, os EUA impõem uma tarifa de 2,5% sobre o produto, enquanto o Brasil cobra 18% sobre as importações americanas de etanol.
Segundo o governo, essa disparidade resultou em um volume maior de importações americanas do combustível brasileiro, totalizando mais de US$ 200 milhões em 2024, enquanto as exportações dos EUA para o Brasil somaram apenas US$ 52 milhões.
Tarifas de Trump também podem atingir UE
Além do Brasil, a União Europeia também foi citada como alvo da nova política. O governo dos EUA destacou que o bloco impõe uma tarifa de 10% sobre automóveis importados, enquanto os EUA cobram apenas 2,5%. Outra queixa envolve o setor de mariscos, já que a UE permite exportações do produto para os EUA, mas restringe a entrada de mariscos de 48 estados americanos.
“Eles nos cobram um imposto ou tarifa e nós cobramos deles”, declarou Trump em evento no Salão Oval da Casa Branca. O presidente argumentou que seu plano considera certas políticas não tarifárias, como impostos sobre valor agregado (VATs), como barreiras comerciais injustas, justificando tarifas em resposta.
Trump indicou Howard Lutnick para comandar o Departamento de Comércio e liderar os estudos que definirão os níveis apropriados de tarifas para cada país afetado. A expectativa é que as análises sejam concluídas até 1º de abril.
A medida se soma às tarifas que Trump já impôs a China, Canadá e México, além de taxas sobre importações de aço e alumínio. As tarifas sobre Canadá e México estão suspensas temporariamente, após compromissos de ambos os países em fortalecer o combate à imigração ilegal e ao tráfico de drogas.
Você leu sobre tarifas de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!