A Tesla (TSLA; TSLA34) vem enfrentando uma série de desafios recentemente. Na última quinta-feira (25), Elon Musk, CEO da empresa, alertou que o crescimento das vendas irá desacelerar em 2024.
De acordo com o bilionário sul-africano, apesar dos cortes de preços que já afetaram as margens, as preocupações dos investidores sobre a montadora de veículos elétricos aumentaram. Como resultado, as ações da Tesla caíram mais de 13% nos últimos cinco dias.
Em face da queda acentuada das ações, a Tesla sofreu uma perda de US$ 80 bilhões em valor de mercado.
Na quarta-feira (24), Musk afirmou que o crescimento seria “mais moderado”. Ele explicou que a Tesla está focada no desenvolvimento de um veículo elétrico de próxima geração em sua fábrica no Texas, com previsão de produção para o segundo semestre do próximo ano.
No entanto, o CEO da Tesla observou que a expansão da produção do novo modelo representaria um desafio devido à necessidade de tecnologias avançadas.
- Leia também: Tesla (TSLA; TSLA34): como investir na empresa
- Tesla (TSLA34): vale a pena investir no BDR da empresa
Tesla estuda carro de baixo custo
Com o avanço da BYD no mercado de carros elétricos, surgiram rumores sobre um possível lançamento de um Tesla mais acessível. Inclusive, o próprio Musk já confirmou que o “carro popular” da empresa está em desenvolvimento.
Musk confirmou a produção de um modelo mais acessível em uma teleconferência com investidores na quarta-feira (24) e prometeu “um sistema de fabricação revolucionário” para o veículo, conhecido pelo codinome “Redwood”.
“Nosso cronograma atual mostra que iniciaremos a produção no final de 2025, em algum momento do segundo semestre”, disse o empresário. Inicialmente, o veículo será construído na Gigafactory da Tesla em Austin, Texas, e posteriormente em outros locais ao redor do mundo.
A nova técnica de fabricação, segundo o CEO da empresa, será “muito difícil de copiar”. “Você tem que copiar a máquina que faz a máquina…”, enfatizou.
De acordo com informações da Reuters e do Teslarati, a Tesla já apresentou “pedidos de orçamentos” a fornecedores para iniciar o projeto Redwood.