Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Tentativa de assassinato de Trump dificulta troca de candidato pelos Democratas, diz Stephan Kautz

Tentativa de assassinato de Trump dificulta troca de candidato pelos Democratas, diz Stephan Kautz

O último final de semana foi marcado pela tentativa de assassinato do ex-presidente e candidato à Casa Branca, Donald Trump. Um atirador, identificado como um rapaz de 20 anos que votaria pela primeira vez, foi apontado como autor dos disparos, que acertaram de raspão a orelha do candidato.

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, o ataque é efeito da polarização política que vem sendo vista em diversos países.

“Tivemos ataque contra o primeiro-ministro do Japão, eleições superpolarizadas na França. Em geral, são movimentos globais, mas que nos Estados Unidos têm uma questão mais dramática, pela violência em si e por ser a principal democracia do mundo”, avalia.

A partir do ataque, ele explica, as perspectivas são de que Trump seja favorecido na corrida eleitoral. “As intenções de voto em Trump devem aumentar, porque, historicamente, é isso o que acontece em eventos desse tipo, quando você tem um ataque pessoal ao candidato, seja ele de esquerda ou direita”, explica.  

Outra conclusão que se pode tirar do evento é que, agora, ficou mais difícil para o Partido Democrata substituir o atual presidente, Joe Biden, como candidato. “Com uma projeção mais clara de que Trump deve ganhar, fica ainda mais improvável para os Democratas trocar de candidato”, afirma.

foto Stephan Kautz
Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

Possibilidade de novos eventos de violência assusta mercado

Nesta segunda-feira (15) tem início a convenção dos republicados, que segue até dia 18, e na qual será apresentada a plataforma de campanha. A convenção dos democratas acontece em meados de agosto.

Trump, avalia Kautz, deverá usar os dias de evento para mostrar força e unidade, explorando em seu discurso o atentado do final de semana. “Ela já até afirmou que jogou fora o discurso que faria anteriormente e que agora vai falar sobre a tentativa de assassinato”.

“Os dois lados estão pedindo calma e união, com redução da violência nas eleições. Mas é incerto o quanto vai diminuir a fervura. Pode ser que isso desencadeie novos eventos de violência, com possibilidade de embates entre os eleitores, o que inclusive já aconteceu na campanha anterior. Ainda temos três meses e meio de campanha, ou seja, tem tempo para esse caldo ferver ainda mais”, pondera.

Como a vitória de Trump impacta o mercado?

Apesar de ainda não conhecer a plataforma de campanha de Trump (que apresenta as medidas que irá implantar caso vença as eleições durante a convenção deste mês), o mercado acredita que o provável governo Trump será marcado por imposição de tarifas de importação e fiscal expansionista.

Isto, explica Kautz, favorece o dólar forte e entrega um risco de inclinação da curva de juros, invertendo a dinâmica dos últimos tempos. “Foi o que aconteceu, inclusive, após o último debate”, salienta.

Money Week: oportunidade para entender como eventos como o atentado a Trump impactam a vida do investidor

Dia 2 de agosto, a cidade de Balneário Camboriú recebe a 10ª edição da Money Week, evento de investimentos e educação financeira.

Serão mais de 12 horas de conteúdo, mais de 40 palestrantes e painéis sendo realizados ao longo do dia em três palcos simultâneos. Stephan Kautz participa do evento, assim como professor HOC, cientista político que marca presença para falar de geopolítica.

O evento terá posterior transmissão online e gratuita (as inscrições já estão abertas). Mas há também a possibilidade de ficar frente a frente com os grandes nomes do mercado e fazer networking. Isso porque você pode adquirir seu ingresso para participar da edição presencial da Money Week. Para participar do evento (presencial ou online), os interessados podem acessar este link e fazer sua inscrição.

Você leu sobre a reação do mercado à tentativa de assassinato de Donald Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!