Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Tensão no Salão Oval: Trump e Vance confrontam Zelenskyy sobre guerra na Ucrânia 

Tensão no Salão Oval: Trump e Vance confrontam Zelenskyy sobre guerra na Ucrânia 

Em uma reunião tensa no Salão Oval da Casa Branca, nesta sexta-feira (28), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-presidente JD Vance discutiram com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy sobre os rumos do conflito entre a Ucrânia e a Rússia. O encontro, que deveria consolidar um acordo sobre minerais raros entre os dois países, acabou se transformando em um embate público sobre diplomacia e apoio militar. 

Durante a conversa, Vance acusou Zelenskyy de ser “desrespeitoso” ao pressionar por mais apoio norte-americano no conflito. Trump, por sua vez, fez uma declaração incisiva ao líder ucraniano: “Você está apostando na Terceira Guerra Mundial”. 

A tensão aumentou quando um jornalista questionou Trump sobre sua postura em relação ao presidente russo, Vladimir Putin. Apoiadores da Ucrânia criticam Trump por ser amistoso com Putin, enquanto mantém uma postura mais dura em relação a Zelenskyy, a quem chamou recentemente de “ditador”. 

Trump diz no Salão Oval que busca a paz

Trump respondeu dizendo que busca a paz e que pretende se alinhar com “ambos” os lados do conflito. Vance reforçou essa posição ao afirmar que as críticas do ex-presidente Joe Biden a Putin apenas contribuíram para mais destruição. “O caminho para a paz e o caminho para a prosperidade talvez seja o uso da diplomacia”, disse o vice-presidente. 

Zelenskyy rebateu imediatamente, apontando que Putin já havia rompido acordos de cessar-fogo anteriores. “Que tipo de diplomacia, JD, você está falando?”, questionou o presidente ucraniano. 

Vance respondeu de forma ríspida: “Estou falando de diplomacia que acabará com a destruição do seu país”. Em seguida, criticou a postura de Zelenskyy na reunião: “Acho desrespeitoso você vir ao Salão Oval tentar litigar isso na frente da mídia americana”. 

O presidente ucraniano alertou que o conflito teria repercussões globais, incluindo para os Estados Unidos. “Durante a guerra, todo mundo tem problemas, até você, mas você tem um oceano bonito e não o sente agora, mas o sentirá no futuro”, afirmou Zelenskyy. 

Trump o interrompeu prontamente: “Não nos diga o que vamos sentir, estamos tentando resolver um problema. Não nos diga o que vamos sentir.” 

Zelenskyy tentou amenizar a situação: “Não vou lhe dizer…”. No entanto, Trump o cortou novamente: “Você não está em posição de ditar isso. Você não está em posição de ditar o que vamos sentir.” 

Você leu sobre reunião no Salão Oval Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!