O episódio das tarifas de Trump ganharam um novo capítulo. A Casa Branca confirmou que aplicará, a partir de quarta-feira (9), mais 50% de tarifa adicional sobre produtos da China. Com isso, o país asiático pagará uma taxa total de 104%, conforme prometido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Até então, a administração Trump confirmou que estava esperando pelo contato com os chineses e que o governo de Pequim estaria “disposto a negociar”. Porém, a situação foi outra. A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou que a China questionou formalmente novas tarifas impostas pelos EUA sobre produtos importados.
Em comunicado, a entidade informou que o governo chinês contestou a aplicação de uma tarifa adicional de 10% sobre importações provenientes de todos os parceiros comerciais, em vigor desde 5 de abril, e uma sobretaxa específica de 34% sobre produtos chineses.
Tarifas de Trump: China alega violação de obrigações multilaterais
Segundo a queixa protocolada pela China em 2 de abril, as medidas adotadas pelos EUA violam diversas obrigações previstas nos acordos multilaterais de comércio. Entre os tratados citados estão o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) de 1994, o Acordo sobre Valoração Aduaneira e o Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias.
A delegação chinesa classificou as ações norte-americanas como uma forma de “intimidação unilateral”, criticando o impacto das tarifas sobre o comércio global e o sistema multilateral. A disputa agora será analisada pelos mecanismos de solução de controvérsias da OMC.
A Casa Branca confirmou ontem (7) que se a ameaça de tarifação pela China fosse colocada em prática, as tarifas totais sobre itens chineses poderiam atingir 104%, mais do que dobrando o custo desses produtos para os consumidores e empresas norte-americanos.
Desde que reassumiu a presidência, Trump intensificou sua política protecionista e impôs uma tarifa adicional de 20% sobre as importações chinesas, alegando que o governo de Xi Jinping estaria sendo conivente com o tráfico de precursores químicos usados na produção de fentanil — potente opioide responsável por uma grave crise de saúde pública nos EUA.
Você leu sobre tarifas de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!