Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Tarifa de Trump sobre o Brasil surpreende e traz riscos, diz analista

Tarifa de Trump sobre o Brasil surpreende e traz riscos, diz analista

A tarifa de 50% do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Brasil veio acima do esperado e pode adicionar um risco a mais para o mercado. É o que avalia o analista Felipe Paletta, da EQI Research. De acordo com ele, quando começaram os rumores sobre taxação sobre produtos brasileiros, o mercado esperava algo em torno de 25%, que é o que foi aplicado a países como Japão e Coreia do Sul.

“Isso adiciona um risco adicional para o mercado e a gente já está vendo os reflexos. O mercado já estava fechado no spot, mas no mercado futuro houve um impacto maior. Pegou um impacto no final do pregão, mas no futuro já conseguimos ver o sentimento. O dólar futuro, por exemplo, já estava subindo em 2% e a taxa de juros futura para 2031, está subindo 1,5%; para 2035, 1,7%”, avaliou Paletta.

Ele havia explicado que, na ocasião do Liberation Day, em termos relativos, foi um pouco melhor. Inclusive foi observado até um movimento de juros em queda aqui no Brasil. “Agora a gente já vê um sentimento de risco maior no mercado. A bolsa de valores no Liberation Day, negociava sete, sete vezes e meia lucro para 2026. E agora a gente vê a bolsa brasileira negociar oito e meio vezes. É um nível de desconto ainda grande, mas em termos relativos maior do que a gente tinha lá atrás”, explicou.

Entenda a tarifa de Trump sobre o Brasil

Mais cedo, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as importações provenientes do Brasil. A medida, que entra em vigor em 1º de agosto, representa um salto significativo em relação à taxa de 10% aplicada em abril e foi justificada como uma resposta à “relação comercial muito injusta” entre os dois países.

Em carta enviada diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump também associou a decisão ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando o processo como uma “vergonha internacional” e uma “caça às bruxas”. O republicano acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de promover censura a plataformas de mídia social dos Estados Unidos, por meio de ordens que chamou de “secretas e ilegais”.

Trump afirmou que o Brasil impõe tarifas e barreiras que prejudicam empresas norte-americanas e criticou a falta de reciprocidade nas relações comerciais. “Os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país”, escreveu o ex-presidente.