O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), descartou a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2026 e confirmou que sua prioridade será a reeleição para a administração estadual. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa “Canal Livre”, no último domingo, 15.
Tarcísio afirmou que seu objetivo nas eleições de 2026 é continuar governando o estado de São Paulo. “Qual é o meu caminho em 26? É continuar em São Paulo. Eu sou muito fiel àqueles que me elegeram. Eu tive um grande apreço da população de São Paulo que me acolheu, e nós temos projetos muito interessantes para entregar em 28, 29 e 30. O que me motiva a ficar em São Paulo? A entrega desses projetos”, completou o governador.
Leia também:
Tarcísio descarta candidatura à Presidência
Embora tenha reiterado seu compromisso com São Paulo, Tarcísio também destacou que seu foco no estado não o impedirá de apoiar seu grupo político no cenário federal. Ele mencionou a liderança de Jair Bolsonaro (PL) à frente da direita e sugeriu que o ex-presidente ou seu indicado será o candidato mais viável para a eleição presidencial de 2026.
Em 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a abuso de poder político e ao uso indevido dos meios de comunicação ao atacar, sem apresentar evidências, o sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores em 2022, enquanto ainda estava em campanha para a reeleição.
Apesar da decisão do TSE, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reafirmou sua confiança na importância de Bolsonaro para a política da direita. “Para mim, o Bolsonaro continua sendo um grande ator da direita, e vai ser na eleição de 26, independente de qualquer coisa. E o que nós vamos fazer aqui? Eu vou buscar a reeleição e vou trabalhar para que o estado de São Paulo possa o máximo para esse candidato que entregue o campo da centro-direita em 26”, afirmou Tarcísio.
Para o governador, isolar a direita e, consequentemente, perder a eleição não é uma estratégia viável. Ele acredita que a melhor abordagem é aproximar o centro, buscando a construção de alianças que resultem em vitórias, como aconteceu nas eleições municipais de 2024 e nos debates no Congresso Nacional. Segundo Tarcísio, essas vitórias demonstram que é possível conquistar resultados positivos por meio da convergência de diferentes espectros políticos.
Você leu sobre Tarcísio descarta candidatura à Presidência. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!