O gestor Luis Stuhlberger, sócio da Verde Asset, voltou a criticar o governo e suas ações na construção de um novo arcabouço fiscal. As queixas aparecem no relatório com os resultados de março do Fundo Verde FIC FIM, um dos produtos mais tradicionais da casa, divulgado nesta semana.
- Participe da Money Week 100 Dias do Governo. Os primeiros 100 dias têm impacto fundamental nos quatro anos de mandato e também nos seus investimentos. Faça sua inscrição!
“O arcabouço consegue ser ao mesmo tempo pior do que o necessário e melhor que o temido. É claro que a maior parte da disciplina fiscal vem do lado da receita, o que levará a discussões complicadas no Congresso, ao mesmo tempo que um governo que já gasta muito e mal quer crescer mais ainda”, afirma o texto.
Stuhlberger admite aos cotistas que ainda faltam mais detalhes sobre o plano, que deve ser enviado ao Congresso nesta semana, e que “muito do que se analisa até aqui foi a partir desses parâmetros e declarações de membros do governo”.
O gestor ainda aponta um atenuante em favor do governo, embora mantenha o tom crítico. “Os sinais de busca de superávits primários nos próximos anos não deixam de ser construtivos diante das alternativas. Por ora, nos parece que o verdadeiro conflito fiscal deste governo virá em 2025 e particularmente 2026, defronte o calendário eleitoral”, completa.
- Confira a Carteira Recomendada de Ações da EQI e veja as melhores opções para investir na Bolsa.
Novo arcabouço fiscal: mercado viu com bons olhos, aponta relatório da Verde Asset
A análise do fundo aponta ainda que o mercado viu com bons olhos os sinais iniciais do arcabouço, “com menores prêmios de risco na curva de juros e no câmbio”, mas vê um cenário complexo para a bolsa por causa do endividamento e do cenário de crédito restrito.
“A alavancagem das companhias preocupa, num ambiente de constrição de crédito cada vez mais evidente; e o aumento de impostos, potencialmente substancial em alguns casos, veio no bojo das discussões do novo arcabouço”, afirma Stuhlberger.
Gestor projeta juros estáveis nos EUA
O gestor da Verde Asset também fez comentários sobre a crise bancária internacional, provocada a partir da quebra do Silicon Valley Bank, mas considera o banco vítima de “uma combinação particularmente perversa de problemas micro” que combinou com o que chamou de “primeira versão virtual” do termo “corrida bancária”: “Pessoas e empresas tiram seus recursos sem precisar ‘correr’ até uma agência ou caixa eletrônico, acelerando todo o processo”.
Ao analisar o cenário global, Stuhlberger não vê espaço para uma queda rápida dos juros nos Estados Unidos provocada pelo risco de crise bancária.
- Moderado ou agressivo? Faça o teste e conheça seu perfil de investidor.
“Os problemas do sistema não são de solvência, mas sim, em grande medida, de liquidez, algo que os Bancos Centrais podem endereçar sem os mecanismos da taxa de juros. Vemos uma economia americana resiliente a taxas de juros altas e um Federal Reserve com menos graus de manobra para cortar rápido, dado o (ainda) alto nível que a inflação se encontra”, explica.
O fundo teve desempenho negativo em março, de -0,41%, e tem rendimento de 2,35% no acumulado do ano. O gestor definiu o mês como “especialmente volátil e complexo” e apontou ganhos na posição comprada em ouro, nas posições de inflação americana e juros longos europeus, com perdas em ações no Brasil, juros nos EUA, da compra de inflação implícita brasileira e de posições tomadas em juros no Japão
Para abril, o Fundo Verde FIC FIM incrementou posições “na parte curta da curva de juros americana, particularmente buscando aproveitar um nível quase sem precedentes da volatilidade implícita destas taxas”, enquanto reduziu marginalmente a posição na bolsa brasileira, explicou o relatório.
- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais e veja como é possível dolarizar seu patrimônio,
Quer investir com assertividade e compreender o impacto do novo arcabouço fiscal na economia e no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.