Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Simone Tebet quer conciliar responsabilidade fiscal e social no Planejamento

Simone Tebet quer conciliar responsabilidade fiscal e social no Planejamento

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, tomou posse nesta quinta-feira (5) prometendo conciliar o cuidado com as pessoas mais pobres mas sem causar desarranjo nas contas públicas. A cerimônia de posse dela foi realizada no Palácio do Planalto.

Tebet apontou a importância da retomada de atenção a ações nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Segurança Pública, Moradia e Habitação, não apenas na elaboração anual, mas em planejamento que norteie o crescimento do país durante décadas.

“O Plano Plurianual vai ser feito por diversas mãos, com a participação dos poderes, com a sociedade civil”, declarou Simone Tebet.

A ministra defendeu a aprovação urgente da reforma tributária, para garantir menos tributos do consumo, que pressiona os mais pobres. O foco – salientou – é permitir que o Brasil migre para um sistema tributário menos regressivo, com simplificação e justiça tributária.

“Somente assim teremos o crescimento necessário para garantir os empregos e renda para nossa população brasileira”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

A ideia é que toda a equipe econômica atue juntos para combater a inflação, evitar os juros altos, o aumento da dívida pública, além de dar atenção para políticas públicas.

Simone Tebet quer plano de desenvolvimento regional

Outro ponto de atenção anunciado pela nova ministra é a elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. De acordo com ela, esse plano irá atacar as diferenças sociais e regionais do país e evitar a desigualdade na distribuição de renda.

  • Baixe o e-book Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa

Simone Tebet ressaltou a importância de receber o convite para assumir o Ministério do Planejamento e Orçamento – mesmo após ter manifestado divergências na condução da pauta econômica.

Na cerimônia de posse, estiveram ao lado de Simone Tebet o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ex-presidente da República, José Sarney; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA); o senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) e o deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL).

Quer conhecer mais sobre Simone Tebet e investir melhor? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato. Aproveite e abra sua conta de investimentos!