Café
Home
Notícias
Economia
Simone Tebet fala na urgência de corte de gastos ineficientes

Simone Tebet fala na urgência de corte de gastos ineficientes

A equipe econômica, segundo Simone Tebet, ministra do Planejamento, está desenvolvendo um pacote de contenção de gastos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou nesta segunda-feira (28) a urgência de cortar gastos considerados ineficazes para redirecionar recursos a investimentos prioritários no país.

“Nós, dos países considerados emergentes, estamos bem abaixo da média de investimento. Só conseguiremos alavancar isso fazendo o dever de casa, como estamos fazendo, garantindo a segurança jurídica e a estabilidade”, disse ela.

A equipe econômica, segundo Tebet, está desenvolvendo um pacote de contenção de gastos, com previsão de divulgação após o segundo turno das eleições municipais. Apesar das medidas de ajuste, Tebet afirmou que políticas de valorização do salário mínimo permanecerão inalteradas, atendendo a uma determinação do presidente Lula.

Em evento promovido pela ApexBrasil no Brasil Investment Fórum, Tebet reforçou que “não existe social sem fiscal”, ressaltando que o orçamento público sozinho não é suficiente para atender às demandas nacionais.

Publicidade
Publicidade

Simone Tebet: avanço na integração regional

A ministra também anunciou o avanço do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, que visa a criação de corredores logísticos para conectar exportações brasileiras ao Oceano Pacífico, reduzindo o tempo de transporte para mercados como China e Estados Unidos. Ela assegurou que as obras, parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), não acarretarão impacto fiscal adicional.

Durante o fórum, a ministra firmou um memorando de entendimento com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), cujo objetivo é impulsionar e divulgar o projeto das cinco Rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano. Essas rotas têm como meta fomentar o comércio do Brasil com países da América do Sul, além de reduzir o tempo e o custo de transporte de mercadorias entre o Brasil, seus vizinhos e a Ásia.

Você leu sobre Simone Tebet. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!