Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Setor de serviços sobe acima do esperado, puxado por passagens aéreas

Setor de serviços sobe acima do esperado, puxado por passagens aéreas

O setor de serviços no Brasil teve alta de volume de 1,1% em outubro, ante ganho de 1% em setembro. A expectativa do mercado era por elevação inferior, de 0,5%.

Com isso, o setor renovou o ponto mais alto da série histórica e está 17,8% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

A alta do mês foi puxada, principalmente, pelos serviços de transportes, que cresceram 4,1%, com taxas positivas em seus quatro modais: terrestre (1,6%); aquaviário (0,7%); aéreo (27,1%) e armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio (2,6%).

Outro setor em alta foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%). As outras três atividades econômicas mostraram taxas negativas: informação e comunicação (-1,0%); outros serviços (-1,4%) e serviços prestados às famílias
(-0,1%).

Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE observa que “o transporte aéreo exerceu o principal impacto positivo no mês em função da queda observada nos preços das passagens aéreas”.

Publicidade
Publicidade
gráfico setor de serviços

Setor de serviços: atividades turísticas têm novo patamar recorde

Em outubro de 2024, o volume de atividades turísticas no país cresceu 4,7% frente a setembro. Com isso, o segmento de turismo está 12,9% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.

Frente a outubro de 2023, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 8,5%, quinto resultado positivo seguido. Nessa comparação se destacaram as empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros; restaurantes; serviços de bufê; espetáculos teatrais e musicais; e agências de viagens.

Para Rodrigo Lobo, “a forte alta das atividades turísticas no mês de outubro está correlacionada ao aumento das receitas provenientes do transporte aéreo e de restaurantes”.

Tá, e aí?Stephan Kautz

O setor de serviços veio com número acima do esperado em outubro, porém sem impacto na projeção para o Produto Interno Bruto (PIB), afirma Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.

Isso porque, na composição do PIB, o componente que tem maior peso dentro do setor de serviços são os serviços prestados às famílias, cuja leitura veio abaixo do esperado. “É uma discrepância, justamente no setor que tem o maior peso na projeção”, afirma.

Com isso, a projeção segue em 0,2% no quarto trimestre, mas com viés de alta, deixando possibilidade para leitura um pouco acima do previsto. Para o ano de 2024, a expectativa da EQI Asset é por PIB de 3,5%.

Ouça o áudio na íntegra:

O que é a Pesquisa Mensal de Serviços?

A Pesquisa Mensal de Serviços permite o acompanhamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como sua principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as Unidades da Federação.

Esta é a vigésima primeira divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na amostra de empresas e em sua metodologia, previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE. A próxima divulgação da pesquisa do setor de serviços, relativa ao mês de outubro, será em 11 de dezembro.