Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
“Será o fim da OTAN”, diz Eurasia sobre a estratégia “FAFO” de Trump

“Será o fim da OTAN”, diz Eurasia sobre a estratégia “FAFO” de Trump

A Groenlândia estar na mira dos EUA revela a influência, política de alianças e se a Europa é capaz de agir como uma potência unificada

O mundo está de olho em Davos, Suíça, para o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum – WEF), enquanto Donald Trump pode tomar medidas para “acabar com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), avalia a Eurasia, ao tentar anexar a Groenlândia.

“Trump vem a Davos para se encontrar com muitos líderes europeus num momento em que ameaça romper a aliança transatlântica e minar a integridade territorial de um dos seus aliados mais próximos, embora pequeno. Se for esse o desfecho, será o fim da OTAN”, explica Ian Brenner, fundador da Eurasia.

Ian também explica sua estrutura para compreender a abordagem de política externa de Trump: FAFO (Fuck Around and Find Out) versus TACO (Trump always chickens out), e por que os países que conseguem resistir de forma crível se saem muito melhor do que aqueles que não conseguem.

Segundo ele, a Groenlândia estar na mira dos EUA revela a influência, política de alianças e se a Europa é capaz de agir como uma potência unificada numa ordem global que se fragmenta rapidamente.

Ambiente

Publicidade
Publicidade

Nesta segunda-feira (19), com a aversão ao risco, o dólar está em baixa contra as moedas dos países do G10 em baixa e o ouro atinge nova máxima após o presidente Trump ameaçar com tarifa de 10% (subindo para 25%), a partir de 1º de fevereiro, os países que se alinharam para defender a Groelândia, a menos que haja um acordo para “a compra completa e total” do país.

Líderes da UE consideram tarifas retaliatórias de € 93 bilhões. As novas tarifas seriam impostas à Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido.

Quer um guia completo sobre como investir em 2026? Clique aqui para receber as melhores alternativas neste relatório gratuito e exclusivo da EQI+.