O sentimento do consumidor dos EUA (Estados Unidos) subiu de 56,8 pontos em novembro para 59,7 em dezembro. O resultado foi acima da expectativa do mercado, que esperava um avanço para 59,1 pontos. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (23), pela Universidade de Michigan.
As expectativas para a inflação em 12 meses caíram de 4,9% em novembro para 4,4% em dezembro. Enquanto que no intervalo de cinco anos, as expectativas de inflação caíram para 2,9% em dezembro, abaixo da preliminar e da expectativa de novembro, em 3,0%.
A diretora da pesquisa, Joanne Hsu, cita que ainda que o sentimento do consumidor dos EUA tenha crescido 5%, o sentimento ainda está relativamente pessimista, uma vez que está 15% pior do que o mesmo período do ano passado.
As condições de negócios subiram 25% em um ano. Assim, as perspectivas de longo prazo melhoraram 9% mais modestas, mas ainda consideráveis.
“Ainda assim, ambas as medidas estão bem abaixo das leituras de 2021. As avaliações das finanças pessoais, atuais e futuras, permanecem essencialmente inalteradas em relação a novembro”, diz Hsu.
- Quer saber como o sentimento do consumidor dos EUA afeta os seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.