Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Senado aprova PLP do pacote fiscal

Senado aprova PLP do pacote fiscal

O Senado aprovou na noite desta quinta-feira (19) o PLP – projeto de lei complementar 210/2024 – que cria mecanismos de travas para crescimento de despesa de pessoal e incentivos tributários em caso de déficit. A medida é um dos projetos do pacote fiscal enviado pelo governo.

Mais cedo, a Câmara dos Deputados havia aprovado o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacote. A medida, que traz alterações no abono salarial e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), também estabelece regras para disciplinar os chamados supersalários, prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) e autoriza ajustes orçamentários em subsídios e subvenções. 

A aprovação do texto-base ocorreu com ampla margem: 344 votos favoráveis no primeiro turno e 348 no segundo, superando os 308 necessários para a aprovação de emendas constitucionais. 

Pacote fiscal: outros projetos ainda serão votados

O PLP é o primeiro das propostas do pacote fiscal, ainda há a PEC aprovada pela Câmara e outros projeto de lei. Com relação à proposta aprovada no Senado, ela seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso nenhum destaque seja aprovado – o que não fora concluído até o fechamento desta edição.

Publicidade
Publicidade

As discussões do pacote fiscal começaram na terça-feira (17). O PLP 20 inclui propostas como regras para contingenciamento e bloqueio de emendas parlamentares – uma questão que por pouco não travou as discussões por causa da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, que quis manter restrições para a liberação de emendas parlamentares.

Você leu sobre pacote fiscal. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!