SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
Selic: BTG vê corte de 0,25 e BofA de 0,50 já nesta semana

Selic: BTG vê corte de 0,25 e BofA de 0,50 já nesta semana

Janeiro continua sendo uma opção adequada para iniciar o ciclo, explica o BTG

Apesar de o consenso do mercado ainda esperar que o Banco Central inicie o seu ciclo de afrouxamento monetário para em março ou após o Carnaval, alguns economistas já veem um corte da Selic nesta quarta-feira (28).

O BTG Pactual mudou a sua avaliação em um relatório enviado a clientes neste domingo (25). “Janeiro continua sendo uma opção adequada para iniciar o ciclo de afrouxamento monetário”, disse o banco em sua análise.

Para os economistas, a política monetária ainda se encontra claramente em território contracionista, com a atividade econômica desacelerando e os canais de transmissão operando conforme o esperado.

“A resiliência da inflação salarial e de serviços é consistente com a estrutura de defasagem usual do mecanismo de transmissão da política monetária”, ressalta,

Ou seja, apesar da recente reprecificação do mercado, janeiro pode ser visto como um ponto de partida adequado para a calibração. A expectativa está em um corte de 25 pontos-base, levando a Selic a 14,75%. Para 2026, o BTG vê o juro a 12%.

Publicidade
Publicidade

O relatório Focus desta segunda-feira (26), contudo, manteve pela quinta semana a estimativa de um juro a 12,25% ao ano no final de 2026.

Outra casa a esperar a redução nesta semana é o Bank of America, mas a diferença está no tamanho. O BofA avalia que o Copom (Comitê de Política Monetária) comece as reduções em um ritmo de 50 pontos-base.

“Esperamos que o Copom comunique que continuará dependendo dos dados nas próximas reuniões”, aponta o banco.

Quer saber mais sobre investimentos no exterior? Clique aqui para conferir no material os 10 melhores ativos para investir fora e exclusivo da EQI+.