Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA vão impor sanções contra o Irã

EUA vão impor sanções contra o Irã

Os Estados Unidos anunciaram que irão impor sanções contra o Irã nos próximos dias em resposta ao ataque iraniano contra Israel, ocorrido no sábado (13). O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, declarou que espera que países aliados e parceiros também adotem medidas contra o Irã em breve.

Segundo Sullivan, as sanções visam atingir os programas de mísseis e drones do Irã, bem como entidades que apoiam a Guarda Revolucionária e o Ministério da Defesa iraniano. Ele enfatizou que tais medidas visam conter e degradar a capacidade e eficácia militar do Irã, além de confrontar suas atividades problemáticas.

A Casa Branca informou que o presidente Joe Biden está coordenando uma resposta ao Irã junto com aliados dos Estados Unidos e o G7. A decisão atendeu a um pedido de Israel, que também solicitou a aplicação de “todas as sanções” contra o Irã na ONU. O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, revelou ter enviado cartas para 32 países pedindo medidas contra o Irã.

Sanções contra o Irã: o que foi o ataque

O ataque iraniano, ocorrido em retaliação ao ataque israelense contra a embaixada iraniana na Síria, consistiu no envio de mais de 300 mísseis e drones ao território israelense, com cerca de 99% sendo repelidos pelas forças israelenses. O Gabinete de Guerra de Israel decidiu responder ao ataque, estudando uma ação que cause impacto no Irã sem desencadear uma guerra regional.

Embora haja a intenção de uma ação militar coordenada entre Israel e os Estados Unidos, Washington declarou que não participaria de um possível ataque ao Irã. Autoridades israelenses afirmaram que o governo está propenso a responder ao ataque iraniano, mas ainda não definiu a escala ou o momento da ação.

Publicidade
Publicidade

Em meio a essas tensões, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, alertou que qualquer ação contra os interesses do país receberá uma resposta severa, reforçando a promessa de uma ofensiva mais ampla caso Israel contra-ataque.

Você leu sobre sanções contra o Irã. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!