Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Roberto Campos Neto é presidente do ano entre os bancos centrais da América Latina

Roberto Campos Neto é presidente do ano entre os bancos centrais da América Latina

O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, foi eleito presidente do ano entre os bancos centrais na América Latina.

Trata-se de uma espécie de “ranking” do Latin Finance Banks of the Year Awards, e Campos Neto recebeu elogios por conta da forma como se esforçou para combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Também devido ao conflito Rússia-Ucrânia e o aperto financeiro global.

Na prática, significa dizer que as estratégias adotadas pelo BC para proteger a economia do país perante as variáveis macroeconômicas foram superior à estratégia de outros bancos centrais, o que colocou o presidente da autoridade monetária em evidência.

Ou seja, ele foi o gestor mais eficaz da região na política monetária de julho de 2021 a junho de 2022. Sua postura fez aumentar a credibilidade do BC perante o mercado de capitais internacional.

Para além disso, segundo o Latin Finance Banks of the Year Awards, ele também implementou uma agenda de modernização do sistema financeiro do país, com o lançamento do Pix e do sistema financeiro aberto (Open Finance) — solução que permite o compartilhamento de dados sobre produtos e informações monetárias.

Publicidade
Publicidade
Imagem mostra o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Roberto Campos Neto

Roberto Campos Neto é carioca, tem 53 anos, e está à frente do Bacem desde fevereiro de 2019.

Não à toa, ele é um dos executivos públicos mais experientes do país, visto que traz consigo 18 anos de atuação em um banco internacional, o Santander, bem como o privilégio de ser neto de um dos economistas que contribuíram com o país em décadas anteriores.

Acontece que Campos Neto é filho de Roberto de Oliveira Campos Filho e neto por parte de pai de Roberto de Oliveira Campos, que foi o segundo ministro do Planejamento do Brasil, nos anos 1970. Também foi presidente do BNDES nos anos 1950 e Senador da República.

Do lado acadêmico, ele se graduou em economia com especialização em Finanças pela Universidade da Califórnia em meados de 1993. Também trabalhou no Banco Bozano Simonsen nos cargos de operador de Derivativos de Juros e Câmbio, operador de Dívida Externa, operador da área de Bolsa de Valores e também como executivo da Área de Renda Fixa Internacional.

Em 2004, foi gerente de Carteiras na Claritas Investimentos e em 2005 ingressou no Santander como operador, tornando-se chefe do setor de trading logo em seguida. Na sequência, passou a ser responsável pela área de Tesouraria e Formador de Mercado Regional e Internacional.

Ele é casado com a advogada Adriana Buccolo de Oliveira Campos, com quem tem dois filhos.

Campos Neto praticou jiu jitsu por um bom tempo, mas, atualmente, se dedica mais à corrida (cooper) e ao tênis. Seu mandato à frente do BC se encerra em 2024.

  • Quer saber mais sobre Roberto Campos Neto e aprender a investir no mercado de capitais? Clique aqui!