O número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos passou de 7,919 milhões em abril, com dado já revisado, para 8,140 milhões em maio. Os dados são do relatório Jolts, publicado nesta terça-feira (2) pelo Departamento do Trabalho norte-americano.
Os números de contratações e desligamentos tiveram poucas mudanças no período, a 5,756 milhões e 5,422 milhões, respectivamente. Em abril, as contratações e demissões foram de 5,615 milhões e 5,337 milhões, respectivamente.
A projeção do mercado financeiro para o relatório Jolts de abril era de um volume maior de abertura de vagas, a 7,960 milhões. O resultado ficou acima da expectativa, mas abaixo do dado anterior, que foi revisado de 8,059 milhões para 7,919 milhões.

A taxa de abertura de empregos mudou pouco, saindo de 4,8% para 4,9% em maio. As vagas de emprego caíram nos serviços de acomodações e alimentação (-147 mil) e em educação privada (-34 mil). Por outro lado, houve aumento no número de posições no governo estadual e local, excluindo educação (+117 mil), manufatura de bens duráveis (+97 mil), e no governo federal (+37 mil).
Relatório Jolts: mercado de trabalho começa a desacelerar
A divulgação do relatório Jolts marca o início da semana de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Durante a semana, ainda há a pesquisa ADP, do setor privado, e o dado oficial e mais relevante, o payroll.
Na última divulgação do payroll, o número de vagas criadas foi de 272 mil, enquanto a expectativa era por 190 mil.
A taxa de desemprego ficou em 4%, quando a projeção era 3,9%.
Ainda nesta terça-feira, mais cedo, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que os últimos dados econômicos sugerem que a inflação está voltando a cair. Ainda assim, o banco central norte-americano deseja ver mais dados antes de iniciar os cortes das taxas de juros.
“Como a economia norte-americana e o mercado de trabalho estão fortes, temos a capacidade de esperar e fazer isso corretamente”, disse no Fórum do Banco Central Europeu sobre Bancos Centrais em Sintra, Portugal.