Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Ministro de Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng é demitido; substituto já foi anunciado

Ministro de Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng é demitido; substituto já foi anunciado

A primeira-ministra conservadora britânica, Liz Truss, demitiu o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, por volta das 13h desta sexta-feira (horário da Europa, ou 9h no Brasil).

Por meio de uma rede social, Kwarteng comentou sua saída, ao dizer que a premiê “pediu para eu me afastar enquanto ministro. Eu aceitei”.

Apesar do acontecimento, ele promete manter apoio à Truss a partir da bancada parlamentar, sublinhando que os dois são “colegas e amigos há muitos anos”.

Por conta da possível demissão, ele encurtou sua visita aos Estados Unidos, e o gabinete de Truss anunciou uma conferência de imprensa para as próximas horas, sem esclarecer o motivo.

Ex-ministro de finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng; fonte: gov.uk.

De acordo com a imprensa europeia, a decisão de Truss provém de um conjunto de medidas financeiras anunciadas por Kwarteng em 23 de setembro, quando anunciou um pacote para congelar os preços da energia, mas também outras reduções de impostos — especialmente a abolição do escalão máximo de 45% do imposto sobre os rendimentos dos contribuintes mais ricos.

Publicidade
Publicidade

O plano foi rechaçado pela elite econômica do país, bem como por alguns membros do parlamento, além de desvalorizar a libra e aumentar os juros da dívida soberana do Reino Unido, gerando instabilidade no mercado obrigacionista a longo prazo.

Por conta disso, o Banco da Inglaterra precisou intervir para, assim, evitar o colapso de alguns fundos de pensões com grandes investimentos em títulos do Tesouro.

Esses acontecimentos aumentaram a pressão sobre a própria premiê Truss — primeira-ministra há pouco mais de um mês.

Novo ministro é anunciado

Também nesta sexta o ex-ministro de Relações Exteriores e atual presidente do Comitê de Saúde e Assistência Social do parlamento britânico, Jeremy Hunt, foi anunciado como novo ministro de Finanças.

Já Edward Argar foi confirmado como novo secretário do Tesouro do Reino Unido.

Coletiva de Liz Truss

Em coletiva de imprensa por volta das 14h30 (ou 10h30 no Brasil), a primeira-ministra Truss disse que está invertendo o imposto sobre as sociedades – ele aumentará para 25%, conforme planejado anteriormente sob o governo de Boris Johnson. “Precisamos agir agora para tranquilizar os mercados ”, declarou.

Ela acrescentou que Jeremy Hunt, novo chanceler, entregará o plano fiscal de médio prazo no final deste mês. “Ele conduzirá nossa missão para o crescimento”.

Truss também elencou que as condições econômicas globais estão piorando, citando a guerra de Putin na Ucrânia. “Está claro que parte do nosso mini orçamento foi mais longe e mais rápido do que os mercados esperavam. A maneira como estamos cumprindo nossa missão precisa mudar”.

Ela diz estar absolutamente determinada a cumprir o que prometeu, citando seu objetivo de entregar uma economia de alto crescimento.