Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Quem são os novos diretores do BC?

Quem são os novos diretores do BC?

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou os nomes de Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira como novos diretores do BC (Banco Central) a partir de 2024. Eles serão indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terão de passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para assumir seus cargos a partir de 1º de janeiro.

O BC tem oito diretores, e desde que a autonomia da instituição foi aprovada, seus mandatos são de quatro anos, assim como o do presidente, sendo que dois vencem a cada ano – uma maneira de diminuir uma eventual interferência do governo da vez sobre a autoridade monetário, já que o presidente da República leva três dos quatro anos de mandato para poder executar todas as trocas.

Junto com o presidente, esses oito diretores formam o Copom (Comitê de Política Monetária), que se reúne oito vezes por ano para definir a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Haddad disse que os nomes de Teixeira e Pichetti já foram comunicados e aprovados pelo atual presidente, Roberto Campos Neto.

Novos diretores do BC: quem é Paulo Picchetti

Paulo Pichhetti, que substituirá Fernanda Guardado na diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Universidade de Illinois (EUA). Trabalha como professor na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), e também coordena a equipe responsável pelo cálculo do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) da FGV.

Também atuou como coordenador de índice de preços na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). É especialista em econometria e análise de ciclos econômicos e índices de preços. Na diretoria de Assuntos Internacionais, tem a missão de entender o impacto da conjuntura internacional na definição da política monetária brasileira.

Novos diretores do BC: quem é Rodrigo Alves Teixeira

Rodrigo Alves Teixeira é servidor de carreira do BC, mas hoje atua como secretário especial adjunto de Análise Governamental na Casa Civil. É professor do departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atuou com Haddad em seu tempo na prefeitura de São PAulo (2013-2016) na área de reestruturação de carreiras.

“São dois nomes que contam com apoio do presidente (Campos Neto), que vai acolhê-los da melhor maneira possível na instituição. Nossa interlocução tem sido aperfeiçoada ao longo do tempo, penso que continuaremos em um momento de muita troca de informações, impressões e conhecimentos”, disse Haddad ao defender as nomeações.

O objetivo do governo é que os dois novos diretores do BC passem por suas sabatinas e aprovações ainda neste ano, antes do recesso do Congresso Nacional, para poder participar já da primeira reunião do Copom em 2024, marcada para 30 e 31 de janeiro.