Em um discurso transmitido pela televisão russa nesta quinta-feira (21), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou que o país realizou um ataque com mísseis balísticos de médio alcance contra uma instalação militar na Ucrânia.
A ação, segundo ele, foi uma resposta direta ao uso de mísseis de longo alcance fornecidos pelos Estados Unidos e Reino Unido ao governo ucraniano.
O ataque russo foi descrito como “combinado” e atingiu um complexo militar-industrial ucraniano na cidade de Dnipro. Putin reforçou que a recente ofensiva ucraniana, que utilizou mísseis ocidentais como os ATACMS americanos e Storm Shadow britânicos, marcou uma nova etapa no conflito. Para ele, o embate agora possui elementos de um confronto de “caráter mundial”.
Vladimir Putin: Rússia está “pronta para qualquer cenário”
O presidente russo acusou o Ocidente de provocar a escalada do conflito e não descartou ações contra países que fornecem armas à Ucrânia. “O conflito provocado pelo Ocidente na Ucrânia adquiriu elementos de caráter mundial”, declarou, sinalizando que a Rússia está preparada para responder a qualquer cenário.
O presidente também aproveitou para minimizar os impactos das ofensivas ucranianas, alegando que elas não alterariam o desfecho da chamada “operação militar especial” — o termo usado por Moscou para se referir à guerra.
Mais cedo no mesmo dia, a Ucrânia acusou a Rússia de ter usado um míssil balístico intercontinental, um armamento com capacidade para carregar ogivas nucleares e atingir alvos a milhares de quilômetros. Se confirmado, o uso desse tipo de armamento seria um sinal de uma escalada ainda mais perigosa no conflito.
Você leu sobre Vladimir Putin. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!