Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Preços de imóveis em 2024 têm maior variação em mais de uma década

Preços de imóveis em 2024 têm maior variação em mais de uma década

Os preços de imóveis em 2024 registraram um aumento de 7,73%, a maior variação desde 2013, de acordo com o Índice FipeZAP de Venda Residencial. Esse avanço acumulado no ano supera os 4,71% do IPCA-15 de dezembro, considerado a prévia da inflação oficial, cujo dado final será divulgado pelo IBGE em breve.

De acordo com Paula Reis, economista do DataZAP, o desempenho positivo da economia brasileira impulsionou o mercado imobiliário: “A condição macroeconômica contribuiu para a expansão do crédito nos segmentos popular e médio padrão”, explicou.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no terceiro trimestre, superando as expectativas, enquanto a taxa de desemprego atingiu 6,1% no trimestre encerrado em novembro, o menor índice desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012.

Capitais com maior alta nos preços de imóveis

Entre as cidades analisadas, Curitiba liderou o ranking, com aumento de 18% nos preços. Confira o top 5:

  1. Curitiba: 18%
  2. Salvador: 16,3%
  3. João Pessoa: 15,5%
  4. Aracaju: 13,7%
  5. Belo Horizonte: 12,5%

No mês de dezembro, o preço médio dos imóveis à venda subiu 0,66%, revertendo a queda de 0,49% em novembro. Nacionalmente, o valor médio do metro quadrado alcançou R$ 9.366.

Publicidade
Publicidade

Perspectivas para 2024

Apesar do desempenho positivo em 2024, o mercado imobiliário enfrenta desafios em 2025. Paula Reis ressalta que a alta da taxa básica de juros deve impactar principalmente o segmento de médio padrão, tornando o crédito e os financiamentos mais caros.

Você leu sobre preços dos imóveis. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!