Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI: inflação nos EUA registra queda de 0,2% em maio

PPI: inflação nos EUA registra queda de 0,2% em maio

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos registrou deflação de 0,2% na comparação mensal, após alta de 0,5% em abril. Os dados da inflação nos EUA foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

Na base não ajustada, a inflação nos EUA medida pelo PPI subiu 2,2% nos 12 meses encerrados em maio, ante avanço de 2,3% no mês anterior. O mercado projetava uma alta de 2,5% para a leitura anual, e de 0,1% para a mensal.

O recuo na inflação medida pelo PPI foi atribuído à queda de 0,8% no índice de demanda por bens. O índice de demanda por serviços permaneceu inalterado.

O núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, ficou estável em maio, após alta de 0,5% em abril. O consenso do mercado era de avanço de 0,3%. Nos 12 meses encerrados em maio, núcleo da inflação nos EUA subiu 3,2%.

Evolução do PPI, inflação nos EUA ao produtor

CPI: inflação nos EUA fica estável em maio

Na véspera, o Departamento de Trabalho norte-americano divulgou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos ficou estável em maio na comparação mensal, após avanço de 0,3% em abril. Os dados vieram abaixo da projeção do mercado, de alta de 0,1%.

Publicidade
Publicidade

Em relação a maio do ano passado, a inflação nos EUA foi de 3,3%, após avanço de 3,4% no mês anterior.

O núcleo da inflação, que exclui preços voláteis, teve alta mensal de 0,2%, após subir 0,3% em abril. Na base anual, o núcleo avançou 3,4%, saindo de 3,6% no mês anterior. A projeção do mercado era de 0,3% e de 3,5%, na leitura mensal e anual, respectivamente.

O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, comenta que a inflação ao consumidor veio abaixo do esperado tanto no núcleo como no número cheio, o que representa uma boa surpresa. A composição do número também teve uma repercussão positiva, com o núcleo de serviços mais fraco.

Também na quarta-feira (12), o Fomc, comitê de política monetária dos Estados Unidos, decidiu manter inalterados os juros dos EUA, na faixa entre 5,25% e 5,50%, em linha com o esperado pelo mercado.