Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI: inflação nos EUA avança a 0,5% em abril, acima do esperado

PPI: inflação nos EUA avança a 0,5% em abril, acima do esperado

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,5% em abril na comparação mensal, após deflação de 0,1% em março, com o índice já revisado. Os dados da inflação nos EUA foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

Na base não ajustada, a inflação nos EUA medida pelo PPI subiu 2,2% nos 12 meses encerrados em abril, no maior avanço desde abril de 2023, com alta de 2,3%. O dado anterior foi de 1,8% em março.

Os dados da “inflação ao atacado” vieram acima do esperado pelo mercado, de alta mensal de 0,3%. A alta anual, de 2,2%, veio em linha com as projeções.

O núcleo do PPI, que exclui variações de alimentos, energia e serviços comerciais, avançou 0,4% em abril, ante 0,2% em março. Nos 12 meses encerrados em abril, o núcleo da inflação nos EUA cresceu 3,1%, também no maior avanço desde abril de 2023 (3,4%).

Publicidade
Publicidade
PPI: avanço da inflação nos EUA ao produtor em abril

Segundo o Departamento do Trabalho, o avanço no índice em abril é, em grande parte, atribuível ao aumento de 0,6% no índice de serviços. Os preços dos bens avançaram 0,4%.

Inflação nos EUA e política monetária: entenda relação

O mercado vem otimista com as sinalizações de que os juros não devem subir, apesar das muitas dúvidas sobre quando eles começam a cair. A expectativa dominante é que o ciclo de cortes tenha início a partir de setembro.

Ainda hoje, às 11h, Jerome Powell discursa e pode dar mais pistas sobre os próximos passos da política monetária. Até aqui, a expectativa dominante é por 2 cortes de juros ainda em 2024, começando em setembro. Mas os dados de inflação podem mudar as projeções.

Na quarta-feira (15), os EUA divulgam o dado que o mercado presta bastante atenção: o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês). Nos últimos meses, o indicador frustrou as projeções.

A aceleração da inflação é uma má notícia para os investimentos, uma vez que pode afetar os próximos passos do Fed em relação à política monetária e deixar um corte de juros ainda mais distante.

O núcleo dá sinais sobre os próximos passos, já que reflete o ritmo de preços mais sensíveis.