SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
Por que subir os juros no Japão vai ser bom para as ações?

Por que subir os juros no Japão vai ser bom para as ações?

Durante vários anos, as taxas de juros estiveram negativas no Japão, bem abaixo de zero

Ao contrário do que o “manual” ensina, a elevação dos juros pelo Banco do Japão este ano é visto como um evento que irá ajudar o mercado de ações, indo contra a correlação negativa normalmente vista.

Isso acontece porque durante vários anos, as taxas de juros estiveram negativas no Japão, bem abaixo de zero. Portanto, a autoridade monetária não pôde usar instrumentos de política monetária para lidar com uma queda repentina na demanda por meio de cortes nas taxas.

“Agora vemos o Banco do Japão tentando retornar a um nível normalizado, e dessa forma, se houver uma recessão, o banco poderá responder com as ferramentas de política monetária usuais. Recuperar essa flexibilidade é um fator positivo para o mercado de ações”, explica o Goldman Sachs em um relatório divulgado a clientes nesta terça-feira (3).

Perspectivas para as ações no Japão

Nos últimos três anos, o índice Topix do Japão gerou um retorno total acumulado de mais de 80%. Para Bruce Kirk, estrategista-chefe de ações, está cada vez mais difícil para as ações do país gerarem esse tipo de ganho.

Segundo ele, o índice terá um retorno de 10% nos próximos 12 meses (até 30 de janeiro). Contudo, os investidores no mercado de ações japonês precisam lidar com os desafios da política comercial dos EUA, bem como com a abordagem fiscal de Sanae Takaichi, primeira-ministra do Japão. Ela já causou mudanças ao convocar eleições antecipadas para 8 de fevereiro.

Publicidade
Publicidade

“A eleição será um evento significativo”, diz Kirk. “Eu entendo por que a primeira-ministra está convocando eleições agora, mas a estratégia não está isenta de riscos.”

Eleições

Segundo Kirk, se o Partido Liberal Democrático de Takaichi e seu parceiro de coalizão conseguirem uma maioria funcional, o governo ganhará mais estabilidade política.

“Por outro lado, os investidores temem que um mandato político mais forte signifique gastos mais agressivos e o financiamento de uma expansão fiscal”, pondera.

De qualquer forma, essa é uma tendência que os investidores em títulos estão acompanhando de perto no momento. “Mas, se observarmos os mercados de ações, tanto o TOPIX quanto o Nikkei estão próximos de níveis recordes. Os participantes do mercado de ações não parecem estar preocupados com o que está acontecendo no mercado de títulos japonês”, conclui.

Quer saber mais sobre investimentos no exterior? Clique aqui para conferir no material os 10 melhores ativos para investir fora e exclusivo da EQI+.