Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump anuncia tarifa de 10% a países que adotarem políticas antiamericanas do BRICS

Trump anuncia tarifa de 10% a países que adotarem políticas antiamericanas do BRICS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo (6) a imposição de uma tarifa adicional de 10% a países que se alinharem às políticas “antiamericanas” do BRICS

A declaração foi feita por meio da rede Truth Social e reforça o tom confrontativo do governo trumpista em relação ao bloco de países emergentes liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu Trump.

Segundo o presidente americano, a partir desta segunda-feira (7), o governo dos EUA começará a enviar cartas oficiais detalhando as tarifas específicas por país e os acordos comerciais em vigor com cada parceiro.

Cúpula do BRICS no Brasil foca em moedas locais e financiamento

A fala de Trump ocorreu no mesmo dia em que o Rio de Janeiro recebeu a abertura da 17ª Cúpula do BRICS, que reúne os 21 países atualmente membros do bloco. O evento segue até esta segunda-feira (7) e marca a presidência do Brasil no grupo em 2025.

O principal documento do encontro, a “Declaração do Rio de Janeiro”, foi divulgado neste domingo (6) pelo Ministério das Relações Exteriores. Entre os destaques do comunicado está a ênfase nas iniciativas do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) — também conhecido como Banco dos BRICS — para expandir o financiamento em moedas locais, uma estratégia que visa reduzir a dependência do dólar nas transações entre os países-membros.

Além disso, o NDB reiterou seu foco em projetos que promovam desenvolvimento sustentável, redução da desigualdade, inovação financeira, e integração econômica e regional, com destaque para investimentos em infraestrutura.

Leia também: