Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
PMI industrial dos Estados Unidos cai para 49,4 em novembro

PMI industrial dos Estados Unidos cai para 49,4 em novembro

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos caiu para 49,4 em novembro, ante dado anterior de 50,0 em outubro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1°) pela S&P Global.

A leitura final de novembro ficou dentro da estimativa preliminar, e veio em linha com as projeções de analistas consultados pela FactSet.

Vale lembrar que o dado abaixo de 50 sinaliza contração da atividade no período.

Já o PMI industrial dos Estados Unidos medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) em outubro foi de 46,7, em linha com o resultado do mês anterior. O mercado projetava um avanço de 47,6, ainda que em território de contração.

Publicidade
Publicidade

Na quinta-feira (30), o ISM divulgou que o PMI dos EUA subiu de 44,0 em outubro para 55,8 em novembro.

O aumento expressivo veio acima das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que estimavam alta de 45,2. Este é o maior valor desde maio de 2022, e o maior aumento em um único mês desde setembro de 2020.

PMI zona do euro

O PMI industrial da zona do euro, compilado pela S&P Global, subiu para 44,2 em novembro, em comparação com 43,1 em outubro, acima da estimativa preliminar de 43,8. Já o subíndice que mede a produção foi de 43,1 para 44,6.

Os subíndices que abrangem demanda, exportações e os pedidos em atraso avançaram, mas permanecem firmes no território de contração, abaixo da marca de 50 pontos.

A demanda geral diminuiu pelo 19º mês, embora o índice de novos pedidos tenha subido de 39,0 para 41,5, um recorde em seis meses. Segundo a pesquisa, os gerentes de fábrica não esperam uma grande recuperação, já que o número de funcionários foi cortado novamente no período.

PMI China

A atividade industrial da China expandiu de maneira inesperada em novembro, com aumento das encomendas, apesar da demanda externa lenta continua a pesar.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial medido pelo Caixin/S&P Global, uma pesquisa privada, subiu para 50,7 em novembro, em comparação com a leitura de 49,5 em outubro. O resultado marca a expansão mais rápida em três meses e supera as previsões dos analistas de 49,8.

Por outro lado, segundo dados oficiais do NBS, o escritório de estatíticas do país, o PMI industrial da China recuou levemente entre outubro e novembro, de 49,5 para 49,4. O resultado frustra as projeções de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço a 49,7 em novembro.

O PMI de serviços chinês recuou de 50,6 em outubro para 50,2 em novembro, informou o NBS. Neste caso, o consenso da FactSet era de aumento a 51 neste mês.