Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMI Composto dos EUA sobe para 53,4 pontos em abril

PMI Composto dos EUA sobe para 53,4 pontos em abril

O PMI Composto dos EUA em abril ficou em 53,4 pontos, mostrando uma aceleração da atividade econômica no país depois de registrar 52,3 pontos em março. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (3) pela S&P Global.

Imagem mostra gráfico do PMI Composto dos EUA comparado com o crescimento do PIB

Sigla para a expressão “Índice de Gerentes de Compras”, o PMI é calculado a partir de entrevistas e coletas de dados com executivos de compras de empresas. Pela metodologia da pesquisa, números acima de 50 pontos mostram crescimento da atividade econômica.

A pesquisa deste mês registrou alta nos índices de vendas e de novos negócios, especialmente no setor de serviços (veja mais abaixo). A demanda de exportações, por outro lado, registrou queda.

As pressões sobre os preços dos insumos foram reduzidas, mas as empresas tiveram dificuldade em repassar essas altas, com temor de queda nas vendas. As contratações, por sua vez, voltaram a subir.

PMI Composto dos EUA: dados de serviços

O PMI isolado do setor de serviços subiu para 53,6 pontos em abril, ante 52,6 pontos registrados em março, com a maior alta em novos pedidos desde o início do ano. O aumento da demanda provocou também a necessidade de ajustes em toda a cadeia logística. A alta na criação de empregos também foi a mais forte desde agosto.

“O mês de abril viu uma aceleração animadora, especialmente no setor de serviços, dando a impressão de que a economia voltou a se recuperar a partir do segundo trimestre”, explicou Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence.

Ele alerta, no entanto, que essa retomada pode precipitar pressões inflacionárias. “Há indicações de alta de demanda dos serviços que levam a essa impressão, mas tudo vai depender de como esse ritmo de alta vai persistir”, concluiu o analista.