Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PIB da China sobe acima do esperado

PIB da China sobe acima do esperado

O PIB da China registrou um crescimento mais acelerado do que o previsto no primeiro trimestre de 2024, de acordo com dados oficiais divulgados na madrugada desta terça-feira (16) pelo país.

O Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e março expandiu-se em 5,3% em relação ao ano anterior, superando a taxa de expansão de 5,2% do quarto trimestre de 2023 e as expectativas dos economistas, que esperavam um crescimento de 4,6%.

Em termos trimestrais, o PIB chinês aumentou 1,6% no primeiro trimestre, superando a previsão de 1,4% e uma expansão revisada de 1,2% no quarto trimestre anterior.

Publicidade
Publicidade

Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management, atribuiu parte desse crescimento à demanda externa, destacando que o volume de exportações cresceu 14% em relação ao ano anterior.

Esse desempenho econômico do primeiro trimestre deve deixar o governo chinês confortável com sua meta de PIB de 5% em 2024.

Na segunda (15), as taxas de juros foram novamente mantidas pelo banco central chinês. A probabilidade de um corte de juros pelo Banco Popular da China está diminuindo, já que o Federal Reserve também reduz a possibilidade de corte de juros em breve.

PIB da China: produção industrial e vendas no varejo também foram divulgadas

Em outros indicadores econômicos, a produção industrial de março cresceu 4,5% em relação ao ano anterior, abaixo da expectativa de 6%, enquanto as vendas no varejo aumentaram 3,1% na comparação anual, abaixo da expectativa de 4,6%.

O crescimento mais fraco da produção industrial em março pode ser atribuído à lenta taxa de utilização da capacidade industrial, enquanto a desaceleração das vendas no varejo não foi uma surpresa.

Além disso, os dados mostraram que o desemprego nas principais cidades da China caiu para 5,2%, interrompendo uma sequência de três meses de aumentos.

No entanto, o setor imobiliário da China continuou a apresentar fraqueza, com os investimentos imobiliários caindo 9,5% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre.

A área útil dos novos edifícios comerciais vendidos também registrou uma queda de 19,4% em termos anuais, destacando os desafios enfrentados pelo setor imobiliário chinês.

Apesar do crescimento econômico mais forte do que o esperado, a economia chinesa ainda está em um ritmo “desequilibrado”, com a demanda doméstica fraca sendo um ponto fraco significativo.

Você leu sobre o PIB da China. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!