O Produto Interno Bruto – PIB da Argentina registrou um crescimento de 3,9% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). Este é o primeiro resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) após três trimestres consecutivos de retração.
Apesar do avanço trimestral, o PIB apresentou uma queda de 2,1% na comparação anual, superando a expectativa dos analistas, que projetavam uma contração de 2,6%.
Do lado da demanda, todos os componentes mostraram crescimento em relação ao segundo trimestre. As exportações avançaram 3,2%, o consumo privado teve alta de 4,6%, o consumo público cresceu 0,7%, e a formação bruta de capital fixo registrou um aumento expressivo de 12%.
Leia também:
PIB da Argentina: consumo privado cai
Na comparação interanual, porém, os números revelam desafios persistentes. O consumo privado caiu 3,2%, o consumo público recuou 4%, e o investimento em capital fixo sofreu uma contração de 16,8%. Em contrapartida, as exportações registraram um crescimento significativo de 20,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionadas principalmente pelo setor agrícola e commodities.
O resultado sinaliza uma recuperação parcial da economia argentina, que enfrenta um cenário de alta inflação, instabilidade política e desafios estruturais.
Você leu sobre PIB da Argentina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!