Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
BC divulga primeira edição da Pesquisa Firmus, com empresas não-financeiras

BC divulga primeira edição da Pesquisa Firmus, com empresas não-financeiras

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (12), a primeira edição da Pesquisa Firmus, baseada na percepção de empresas não-financeiras.

A pesquisa mostra projeção de IPCA para 2024 e 2025 em 4%. Para 2026, projeção é de 3,70%.

gráfico Pesquisa Firmus
Fonte: BC

Comparativamente, o Boletim Focus, pesquisa feita com instituições financeiras desde 2001 e divulgada semanalmente pelo Banco Central, trouxe hoje projeção de inflação em 4,20% em 2024, 3,97% em 2025; e 3,60% em 2026.

Para o PIB, a Firmus indica projeção de crescimento de 2% em 2024. Ao passo que o Focus indica 2,20% em 2024; 1,92% em 2025; e 2% em 2026.

gráfico Pesquisa Firmus
Fonte: BC

Percepção para a economia vem se deteriorando

Dentre as perguntas propostas pelo Banco Central nesta fase de testes e respondidas pelas empresas estava a seguinte:“Como representante de sua empresa, você avalia que o sentimento predominante dentre os profissionais de seu setor de atividade quanto à situação econômica atual é: Fortemente positivo; Discretamente positivo; Neutro; Discretamente negativo; ou Fortemente negativo”.

Nas respostas, vê-se uma deterioração das perspectivas de novembro de 2023 para cá, com a maioria das respostas indo de discretamente positivo para neutro.

gráfico Pesquisa Firmus
Fonte: BC

O que é a Pesquisa Firmus?

A Pesquisa Firmus foi divulgada pela primeira vez pelo Banco Central nesta segunda-feira (12), ainda em fase piloto. Ela tem como objetivo captar a percepção de empresas não financeiras em relação à situação de seus negócios e às variáveis econômicas que podem influenciar suas decisões.

Nesta etapa piloto, o BC pretende avaliar a clareza e a eficácia de diferentes tipos e formulações de perguntas, além de expandir o número de respondentes. Até o momento, foram realizadas três rodadas da pesquisa, sendo a primeira em novembro de 2023.

A Pesquisa Firmus vem sendo conduzida trimestralmente com coletas geralmente começando na semana seguinte à primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de cada trimestre.