Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PCE: Inflação nos EUA sobe em linha com o esperado, mas consumo surpreende

PCE: Inflação nos EUA sobe em linha com o esperado, mas consumo surpreende

O índice de preços dos EUA (PCE), principal indicador de inflação acompanhado pelo Federal Reserve, subiu 0,3% em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Escritório de Análise Econômica (BEA). O resultado veio em linha com as projeções do mercado.

O núcleo do PCE, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e energia, teve alta de 0,2% no mês, também dentro das expectativas dos analistas.

Os gastos das famílias norte-americanas, por sua vez, aumentaram 0,6% no mês, superando a previsão de 0,5% e sinalizando a continuidade da força do consumo, um dos principais motores da economia dos EUA.

PCE reforça atenção do Fed

Na comparação anual, o PCE cheio acumulou alta de 2,7%, enquanto o núcleo subiu 2,9% em relação a agosto de 2024. Ambos os números ficaram em linha com o consenso do mercado.

Por ser o principal indicador de inflação monitorado pelo Federal Reserve (Fed), o PCE é uma peça central nas decisões de política monetária do banco central norte-americano.

Publicidade
Publicidade

Apesar de o Fed ter iniciado recentemente um ciclo de cortes de juros, os sinais de atividade econômica acima do esperado podem dificultar a continuidade desse movimento.

Na quinta-feira (25), foi revisado para cima o crescimento do PIB dos EUA no segundo trimestre, que avançou 3,8% em termos anualizados, acima da expectativa de 3,3%. O resultado mais forte reacendeu preocupações sobre possíveis pressões inflacionárias adicionais.

Com a economia ainda aquecida, o cenário para novos cortes de juros se torna mais incerto, já que uma demanda mais forte tende a sustentar ou até elevar a inflação.