Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
PCE: inflação nos EUA dentro da projeção, renda pessoal recua mais do que o esperado

PCE: inflação nos EUA dentro da projeção, renda pessoal recua mais do que o esperado

Nesta sexta-feira (29) foi divulgado, pelo Bureau of Economic Analysis, o Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE), cujo núcleo é o indicador de inflação usado pelo banco central americano (Federal Reserve, Fed).

O PCE subiu 0,3% no mês. Na comparação ano a ano, a alta foi de 4,4%. Já o núcleo subiu 0,2% no mês e 3,7% no ano.

Todos os resultados vieram em linha com as projeções. Já a renda pessoal recuou 1%, quando a expectativa era de queda de 0,4%.

Renda pessoal cai mais do que o esperado nos EUA

renda pessoal EUA

Reprodução/BEA

PCE: análise BTG Pactual Digital

Para o BTG Pactual Digital (BPAC11), os sinais de aceleração mais consistente dos preços nas últimas semanas levaram o presidente do Fed, Jerome Powell a adotar um discurso mais cauteloso com a inflação, sinalizando que as pressões inflacionárias devem permanecer como um fator de risco para 2022.

Publicidade
Publicidade

“Esta vocalização, seguida pelos principais dirigentes do Fomc (comitê de política monetária dos EUA), tem levado a inflação implícita ao maior patamar desde a crise de 2008 e os treasuries (títulos do tesouro) aos níveis observados no início do ano. O movimento ganha reforço com um preço de petróleo resiliente”, afirmam os analistas do banco.

“Além disso, destaque para a queda maior do que esperada da renda pessoal, movimento que pode ser reflexo do fim dos auxílios governamentais e maiores gastos com a reabertura da economia”, complementam.

O aumento dos preços de energia no âmbito global e as disfunções nas cadeias produtivas globais devem seguir pressionando os preços pelos próximos meses.